Dados a serem transferidos são do DATASUS. Foto: Pexels.
O Ministério da Saúde assinou contrato com a Embratel para migrar os dados da rede pública de saúde para a nuvem da AWS.
Segundo a Embratel, o dados a serem transferidos são do DATASUS, departamento de informática do Sistema Único de Saúde, e eles serão disponibilizados na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
A RNDS faz parte do projeto do Conecte SUS, programa do Governo Federal para a digitalização das informações de saúde no Brasil.
Todo o tráfego de dados será realizado via blockchain para garantir a segurança das informações.
Como grande parte das informações de saúde não são digitalizadas, o compartilhamento dos dados para o DATASUS é feito ao final do mês por cada hospital de atenção primária, pela rede especializada e pelas farmácias populares.
De acordo com a empresa, a implementação do novo sistema deve facilitar tanto o envio dos dados pelos aparatos de saúde quanto o acesso, com informações sempre atualizadas.
Profissionais de saúde em estabelecimentos públicos pré-cadastrados e gestores municipais e estaduais deverão ter acesso aos dados, além do próprio paciente, que poderá acessar o seu histórico médico por meio de aplicativo.
O acesso deve seguir todas as determinações de privacidade já previstas em legislações existentes e atender a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Informações como atendimentos ambulatoriais e de atenção primária, internações, medicamentos utilizados, exames realizados e vacinas somente serão compartilhadas com a autorização do paciente.