A Extrafarma conta com a Resource com responsável pelo serviço de service desk desde 2016. Foto: Divulgação.

A Resource realizou um projeto de automatização e desbloqueio de vendas pendentes para agilizar as filas dos caixas e vendas dos produtos da rede de farmácias Extrafarma. 

Para o projeto, a integradora atuou diretamente na implantação da solução de RPA (Bringto) da Resource IT e de autoatendimento de Service Desk, com a integração de uma ferramenta de automação robótica de processos. A solução atenderá as demandas de mais de 440 lojas em todo o Brasil.

A iniciativa busca aperfeiçoar a identificação de dados e o tempo de ciclo interno das transações, agilizando os pagamentos com cartões e a emissão de nota fiscal.

"Graças a esse aprimoramento, os processos de finalização de vendas podem ser executados por robôs que também reconhecem e mapeiam outras oportunidades de automatização de processos internos da rede", diz Gerson Lopes de Almeida, gerente de operações ITS da Resource. A integradora é responsável pelo serviço de service desk da Extrafarma desde 2016.

Além de contar com a tecnologia RPA, a solução BringTo Automation é uma plataforma de experiência do cliente que monitora o negócio e contribui com melhorias para a organização. 

"Nosso objetivo é eliminar 100% dos gastos com processos manuais de inserção de dados, controlando as operações em tempo real e, com isso, ajudar a Extrafarma a identificar qualquer instabilidade. A ferramenta é flexível e pode ser configurada de acordo com as necessidades do cliente", completa. 

A solução da Resource monitora também aplicativos mobile, wearables, URAs (centrais de atendimento), servidores, websites, caixas eletrônicos, gadgets ou sistemas que precisam ser monitorados.

O sistema é capaz de identificar ocorrências e reportar imediatamente os problemas para ajustes imediatos. 

"A solução da Resource está nos ajudando a acelerar nossos negócios e a ter um novo e moderno ambiente digital para atendimento de nossos clientes", diz Fabio Silverio Rosa, coordenador de TI da Extrafarma. 

A ferramenta automatiza e agiliza o ciclo de pagamento, incluindo o recebimento no caixa e a emissão de nota fiscal. 

"A expectativa é que a plataforma traga uma maior agilidade para as equipes das lojas por reduzir eventuais falhas no processo de pagamento eletrônico", afirma o executivo. 

Com 50 anos de atividade no setor de distribuição e varejo de produtos farmacêuticos, a Extrafarma é uma das líderes no setor farmacêutico nacional e faz parte do grupo Ultra, uma companhia multinegócios que está entre os cinco maiores grupos empresariais do Brasil. 

A Resource, integradora brasileira de TI, fechou o ano passado com uma receita de R$ 470 milhões, um crescimento de 20% em relação a 2017. O resultado ficou um pouco acima dos 15% projetados inicialmente pela empresa.

O objetivo é manter o ritmo de expansão nos negócios, ampliando a receita em cerca de 10% a 15% em 2019, ultrapassando a marca de meio bilhão de reais.

A Resource atende a mais de 300 clientes e conta com 2,5 mil funcionários.