Globo abandona o mainframe. Foto: divulgação.

Em um esforço para modernizar sua infraestrutura de TI e dados, a Globo realizou a migração de suas informações de um sistema em Cobol/CICS para .NET e Oracle, em um projeto realizado com a 3Con.

Com o nome de "Desliga Mainframe", o programa foi iniciado em 2013 com o trabalho de reescrever alguns dos sistemas de missão crítica da empresa, escritos originalmente em Cobol/CICS.

A migração foi realizada em sete meses durante o ano passado, passando todas as aplicações para o novo ambiente, mantendo características compatíveis com os formatos anteriores. O valor do projeto não foi aberto.

Segundo Bruno de Almeida Martins, diretor de Tecnologia de Aplicações da Globo, um dos sistemas mais críticos a ser migrado era a aplicação de Adiantamento e Prestação de Contas (APC), muito utilizado pelo Núcleo de Produção de Conteúdo da TV Globo.

Conforme explica o diretor, o sistema é essencial para o ganho de eficiência no dia a dia da produção de conteúdo da maior emissora de TV do país.

"Precisávamos migrar esses sistemas para a plataforma web, o que significava reescrevê-los em .NET, mas sem perder a funcionalidade, sem impactar o dia a dia do negócio e nem exigir novos treinamentos dos usuários", explicou.

O diretor também conta que outra exigência da empresa era que o novo sistema fosse bem parecido com o antigo em termos de funcionalidades, navegação e interatividade, evitando grandes esforços de treinamento dado o prazo curto para implantação.

“Fizemos uma reunião técnica com o time da 3CON, que compreendeu o desafio. A parceria foi um sucesso. Conseguimos migrar o APC no prazo que precisávamos e com o ganho que esperávamos", comemorou.

Fundada há 22 anos e com um faturamento anual na casa dos R$ 100 milhões, a 3CON conta com mais de 700 colaboradores e é specializada em performance e qualidade de sistemas aplicativos, desenvolvimento e sustentação de sistemas.