A Unigranrio espera dobrar a base de alunos de ensino a distância em 2017. Foto: Divulgação.

A Unigranrio (Universidade do Grande Rio) espera dobrar a base de alunos de ensino a distância (EAD) em 2017. Para isso, a Universidade investiu nas tecnologias de ensino e aprendizagem da Blackboard.

Com o investimento, a instituição espera otimizar seus atuais cursos de graduação nas modalidades EAD e presencial, e lançar, no próximo ano, o semipresencial.

Hoje, o programa de EAD conta com 14 cursos de graduação e mais de 3 mil alunos que utilizam conteúdos da SAGAH por meio de unidades de aprendizagem especialmente desenvolvidas para a modalidade. 

A instituição de ensino conta com 49 cursos presenciais, que somam quase 30 mil alunos e tem 7% das disciplinas são ministradas online. A partir deste ano, com o apoio da Blackboard, a meta da Unigranrio é que esse número cresça até atingir os 20% permitidos pelo MEC.

“A Unigranrio é um dos principais grupos de educação do Rio de Janeiro, e nós, do Grupo A, estamos muito felizes em apoiar a instituição nessa nova etapa de crescimento e maturidade no uso das tecnologias para educação”, afirma Pavlos Dias, gerente nacional da Blackboard no Grupo A. 

Com o investimento, a Unigranrio ofertará cursos de pós-graduação lato senso e cursos de extensão também no EAD. Em curto e médio prazo, a instituição utilizará conteúdos de SAGAH para criar Moocs (curso online aberto e massivo, em inglês) e ambientar o estudante nos cursos e metodologia da instituição de ensino.

Também está nos planos da instituição ambientar o aluno recém matriculado no ambiente virtual de aprendizagem, antes do início das aulas. O intuito é apresentar, de forma interativa, as possibilidades de imersão no conteúdo. 

“Queremos que com a Blackboard, nosso aluno que se matriculou tenha acesso imediato à plataforma para fazer cursos de nivelamento e para que ele crie intimidade com as ferramentas disponíveis”, conta Jeferson Pandolfo, diretor acadêmico da Unigranrio.

Com faturamento de R$ 200 milhões por ano e 12 unidades, a universidade atende alunos das classes C, D e E, e tem 15% da sua base de alunos em EAD.

“O aluno da graduação é habituado ao uso da tecnologia, mas tem acesso a um modelo de aprendizagem em que a relação entre professor e aluno é totalmente presencial, e queremos que ele também desenvolva competências como independência e disciplina”, relata Pandolfo.

Representada com exclusividade no Brasil pelo Grupo A, a Blackboard conta mais de 230 instituições e mais de 1,3 milhão de usuários no país. 

A SAGAH, ferramenta educacional integrada criada pelo Grupo A, apoia instituições por meio de soluções como conteúdo para cursos de ensino superior, ferramentas de avaliação, capacitação, consultoria e pesquisas. A unidade e soma 64 clientes.