Painéis da WebRadar são muito mais sofisticados, é claro. Foto: flickr.com/photos/lwr/

A Intel Capital fez um investimento de valor não revelado na WebRadar, empresa carioca focada em big data e operation analytics. É o primeiro aporte recebido pela empresa.

Os recursos serão destinados à expansão das áreas comerciais e de marketing, criação de programas voltados para os canais de distribuição e também para a busca de oportunidades fora da América Latina.

“Apesar de incipiente no Brasil, o mercado de Big Data já movimenta US$4.8 bilhões mundialmente, sendo um dos segmentos de maior crescimento no setor de tecnologia. A WebRadar é uma empresa altamente inovadora e tem potencial para ser bem sucedida neste segmento”, analisa disse David Thomas, diretor executivo da Intel Capital para a América Latina.

Fundada em 2008, a empresa já atende clientes em mercados como Brasil, México, Peru, Argentina, Chile, Bolívia, Portugal e Índia. Entre os clientes estão nomes como Nokia Siemens Networks, Nextel, Telefonica, Oi e Luft Transportes.

A forte presença na área de telecom é explicada por um uso da tecnologia da empresa em  configuração automática de redes celulares 2G, 3G e 4G,  gerenciamento de performance de redes, otimização e gerenciamento de inventários de redes.

Presente na região desde 1999, a Intel Capital já fez mais de 40 investimentos na América Latina neste período. Só em 2012, a Intel Capital anunciou sete novos investimentos, seis deles no Brasil.

Em 2012, a Intel Capital investiu US$ 352 milhões em 150 empresas – um aporte médio de US$ 2,34 milhões - com aproximadamente 57% da verba investida fora da América do Norte.