Satya Nadella, CEO da Microsoft. Foto: Divulgação.

A Microsoft tornou oficial os rumores de que está pronta para deixar o Internet Explorer no passado ao anunciar que o Projeto Spartan será o novo responsável pela navegação na web para Windows 10. 

O novo navegador contará com um novo motor de renderização, mas para além de que a Microsoft queria se concentrar em três novos recursos:

O principal desses novos recursos é o novo sistema que permite aos usuários fazer anotações em páginas da web, sincronizar todas essas notas com o OneDrive e compartilhá-las com os outros. 

A Microsoft demonstrou essa característica fortemente na sua demonstração. Além de recursos de anotações, você também pode clicar em qualquer lugar em uma página e adicionar comentários e anotações, bem como em documentos do Office.

Há também um novo modo de leitura que organiza a página de um novo modo e a torna mais com o ato de ler um livro - uma característica que a Apple tem oferecido por um tempo no Safar. 

Existe também uma lista de leitura que é sincronizada em todos os dispositivos.

Naturalmente, a Cortana - a asssistente pessoal da Microsoft - será integrada no Projeto Spartan, também. Ela vai aparecer em páginas relevantes onde pode ser útil, como, por exemplo, passar informações de contato e horários quando o usuário estiver na página de um restaurante.

Para o The Verge, a conclusão é que o Projeto Spartan parece um bom passo a frente na experiência de navegação web da Microsoft, embora ainda não haja confirmação sobre o suporte a extensões no navegador.