Aeroporto Santos Dummond. Foto: www.flickr.com/photos/caochopp/

Os 15 maiores aeroportos brasileiros mereceram uma nota 3,79 dos passageiros em uma escala de 1 a 5 (isso é uma nota 7,8 para quem gosta de pensar de 0 a 10) em uma pesquisa feita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

O aeroporto com melhor resultado foi o de Curitiba (PR), que recebeu nota média de 4,21. 

Em segundo lugar está o Santos Dumont (RJ), com 4,08 e em terceiro o de Natal (RN), com nota 4,03. O pior resultado foi obtido pelo aeroporto de Cuiabá (MT), com nota 3,43. 

Em 14º está o de Manaus (AM) com 3,44 e em 13º o de Guarulhos (SP), que recebeu nota média 3,56. 

Na pergunta sobre a satisfação geral, o melhor índice foi obtido pelo aeroporto de Natal, que ficou com 4,36. Em segundo lugar estão Viracopos (SP) e Congonhas (SP) com 4,13. 

A pior avaliação ficou, também, com o aeroporto de Cuiabá, avaliado com 3,39 no item satisfação geral.

Foram ouvidas 19,8 mil pessoas, usuárias da aviação civil. Elas atribuíram notas para itens como preços dos serviços, disponibilidade de carrinhos para bagagem, tempo de espera nas filas, cordialidade e eficiência do atendimento, limpeza, informação de voo e restituição de bagagem. 

A pesquisa foi feita nos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Brasília (DF), Salvador (BA), Cuiabá (MT), Confins (MG), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Curitiba (PR), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Porto Alegre (RS).