Jonatas Abbott, presidente da Abradi. Foto: divulgação.

A Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi) divulgou nesta terça-feira, 22, os resultados consolidados da quarta edição de seu censo. De acordo com o levantamento, 2012 foi um ano animador para a agências, com um faturamento geral de R$ 2,2 bilhões.

De acordo com a pesquisa, que segundo a Abradi, tem como principal objetivo apresentar um panorama atualizado da comunicação digital do país, o valor total contabilizado representa um aumento de 50% em relação a 2011.

Entre os principais dados apontados pela associação, destacam-se o crescimento 10% no número de agências digitais. Em 2011 eram 2.787 mil agências e em 2012, o número pulou para 3.094.

Outro dado destacado na pesquisa diz respeito ao percentual do faturamento da empresa por tipo de serviço . De acordo com o censo, a criação de websites continua sendo a principal atividade das empresas.

O levantamento também constatou o crescimento dos projetos focados em redes sociais e campanhas publicitárias.

Contudo, de 2010 para 2011, a criação de websites perdeu alguns pontos percentuais, enquanto os projetos para redes sociais cresceram em valor.

Nessa edição, o estudo contou com a participação de 740 agências de todo o país, incluindo empresas não filiadas à Abradii.

“Essa edição espelha o crescimento do mercado e pudemos apurar com mais exatidão os dados de regiões como centro-oeste e nordeste, mostrando a força da mídia digital nos estados que as compõem”, afirmou Jonatas Abbott, presidente da entidade.