A Primato contratou a Viasoft como fornecedora de software de gestão. Foto: Divulgação.

A Cooperativa Agroindustrial Primato, sediada em Toledo, no Oeste Paranaense, contratou a Viasoft como fornecedora de software de gestão.

Com mais de 6,3 mil associados, a Primato conta com 803 colaboradores em diferentes unidades de negócio: dez agropecuárias, seis supermercados, duas fábricas de ração, uma unidade agrícola, uma unidade de recebimento e secagem de cereais, duas farmácias, dois restaurantes e uma unidade administrativa.

A Primato, que é hoje a 18ª maior cooperativa do Paraná, traçou o objetivo de subir para 11ª posição e atingir R$ 1 bilhão de faturamento em 2021. 

Para isso, houve a necessidade de conseguir mapear processos de todas as áreas de atuação de maneira integrada, identificando as entradas, saídas e as tarefas realizadas em cada processo, permitindo a mensuração dos recursos necessários para produzir mais sem perder em qualidade, bem como mensurar os resultados obtidos.

Nos últimos 20 anos, a cooperativa adquiriu mais de nove softwares de gestão diferentes (RH, agrícola, receituário, transporte, supermercados, entre outros). Para o analista de TI Uriel Chaves, a cooperativa acumulou emaranhados de sistemas que foram ficando defasados e difíceis de administrar, não só pelo departamento de tecnologia, mas por toda a equipe. 

Então, a empresa lançou o projeto Inovar, com o objetivo de buscar uma única solução em software especializada nas atividades em que a Primato atua e que, além disso, fosse capaz de prestar um suporte por profissionais especialistas nestes segmentos. 

“Mais do que uma simples mudança de softwares, a busca resultou na mudança da mentalidade dos colaboradores. Além da integração de todas as atividades da cooperativa, fomos à busca de uma solução capaz de transformar operadores em analistas de processos, pois identificamos que temos muitos colaboradores que podem ser potencializados e aproveitados em novos negócios”, explica Uriel. 

Cinco profissionais da equipe técnica da cooperativa pesquisaram sete softwares de gestão do mercado. As duas soluções selecionadas foram avaliadas por mais de 80 pessoas da equipe, que montaram comparativos até que a campeã fosse eleita.

A Viasoft está no mercado desde 1990 e conta com mais de 350 colaboradores, atendendo a mais de 45 mil usuários.