O uso de redes wi-fi de hotéis e aeroportos tem risco menor atualmente. Foto: Pexels.
O final de ano que se aproxima, muitas vezes trazendo com ele viagens de férias, é um bom momento para pensar nas redes públicas de wi-fi que serão encontradas em hotéis e aeroportos. Há alguns anos, o conselho geral seria “não confie nelas!”, mas, para a Wired, isso mudou.
De acordo com a publicação, a mudança de pensamento não quer dizer necessariamente que as redes wi-fi de hotéis e aeroportos tenham se tornado muito mais seguras, mas que a própria internet mudou.
"Muitos dos riscos anteriores e as razões que usávamos para alertar as pessoas contra o uso de wi-fi se foram. Antes quase nada na internet era criptografado, você poderia entrar na rede e farejar tudo, ou alguém poderia configurar um ponto de acesso falso e fingir ser o Hilton, e então você se conectaria a eles em vez do hotel”, relata Chet Wisniewski, principal pesquisador da firma de segurança Sophos, à Wired.
Nesse tempo, fazer login em uma rede compartilhada se tornava uma exposição a uma infinidade de ataques, desde hackers que monitoram todos os seus movimentos online até estratégias que levavam o usuário a digitar senhas, informações de cartão de crédito ou mais em sites falsos. Um dispositivo barato e fácil de usar, chamado de Wi-Fi Pineapple, facilita esses ataques.
Tudo isso ainda é tecnicamente possível, mas uma evolução da internet tornou esses esforços muito menos eficazes: o HTTPS.