A rede possui 326 lojas e conta com cerca de 10 mil colaboradores. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Pefisa, fintech da Pernambucanas, adotou a plataforma da Matera, companhia de soluções de TI para o mercado financeiro, gestão de risco e varejo.

Em 2020, a Pefisa aderiu ao Pix e utilizou o novo sistema de pagamentos para substituir boletos, além de disponibilizá-lo como meio de pagamento nos caixas das lojas físicas da rede varejista. Com foco em pessoas jurídicas, a fintech também está oferecendo o serviço de Pix para indiretos.

"A Matera, tendo participado dos grupos de trabalho do Banco Central desde o início da concepção e definição do Pix até sua pós-implantação, e sendo um parceiro de longa data, também nos trouxe agilidade por meio da sua plataforma que suporta grandes volumes de transações, nos ajudou nessa missão da inclusão financeira", explica Fabiano Rustice, CIO da Pernambucanas.

Além disso, a Matera contribuiu com as sugestões do desenho operacional, novos modelos de negócios, segurança e conformidade com as regulamentações.

“Esse movimento para que a população tenha acesso aos serviços financeiros é de extrema importância na sociedade e o varejo é um grande agente de apoio e disseminação do uso dessa nova rede de pagamento", destaca Diogo Meirelles, diretor executivo da Matera.

Fundada em 1987, a Matera é uma empresa especializada em soluções de core banking, meios de pagamentos e gestão de riscos com sede em Campinas.

Além dos bancos tradicionais e digitais, possui clientes nos segmentos de fintechs, varejo e demais instituições financeiras. Com um time de mais de 700 profissionais, está presente no Brasil, Canadá e avançando em sua expansão internacional com foco nos Estados Unidos. 

Atuando desde 1908, a Pernambucanas vende itens de vestuário, lar, eletroportáteis, tecnologia e informática. A empresa possui 326 lojas e conta com cerca de 10 mil colaboradores em mais de 230 cidades de sete estados e do Distrito Federal.