Paulo Silva, sócio da DBServer. Foto: Divulgação.

O DBLab, novo laboratório de inovação da DBServer, desenvolveu uma solução com beacons em parceria com o Ubilab, da faculdade de comunicação da PUC-RS (Famecos).

A solução será testada na 30ª edição do SET Universitário, evento de comunicação que acontece na Famecos entre os dias 25 e 29 de setembro. 

Chamado de Agenda SET, o sistema utiliza a tecnologia dos beacons para interagir com os celulares via bluetooth e fornecer informações sobre o evento ao público.

Os beacons são aparelhos de proximidade que emitem informações diretamente aos smartphones cadastrados. 

Neste caso, o visitante do SET instalará um aplicativo em seu celular e, quando chegar ao local, será avisado sobre os acontecimentos do evento.

A ideia é testar a tecnologia para, mais tarde, poder expandi-la para o varejo, por exemplo.

“Em algum momento este sistema vai envolver inteligência artificial e machine learning para a interpretação dos dados que coleta. Por exemplo: é possível traçar perfis das pessoas cadastradas apenas pela inteligência por trás da análise dos dados, sem que haja uma invasão das informações contidas no celular delas”, explica Felipe Kühne, líder técnico do DBLab.

Esta será a primeira experiência em campo de uma solução desenvolvida pelo DBLab. O laboratório de inovação, que tem como diretor responsável Verner Heidrich, sócio da DBServer, iniciou suas atividades em maio. 

A iniciativa está prestes a receber um espaço exclusivo na empresa. A área com cerca de 25m² irá abrigar o time que tem foco em inovação com aplicações em IoT – atualmente, mais voltado às áreas de varejo e finanças.

"Nosso objetivo aqui é adquirir conhecimento, trazer inovação para dentro da empresa, em um primeiro momento, e depois propor soluções de IoT para os nossos clientes. Não é um laboratório acadêmico, mas de tecnologia aplicada a negócios”, explica o sócio da empresa e gestor sênior do laboratório, Paulo Silva.

Com cerca de 400 funcionários, a DBServer é uma das maiores fábricas de software no Rio Grande do Sul. No ano passado, a companhia abriu uma unidade em São Paulo.

Em Porto Alegre, a DBServer tem uma operação instalada no Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS. A companhia atende a clientes como Ipiranga, Paquetá, Lojas Renner, Randon e Sicredi.