Cara-crachá, não mais: RH automatizado na Intelbras. Foto: Flickr.com/danicuki

Tamanho da fonte: -A+A

A catarinense Intelbras implantou os softwares de Gestão de Pessoas e Acesso e Segurança da conterrânea Senior para gerir  processos relativos a seus cerca de 1,8 mil colaboradores distribuídos em quatro parques fabris (dois em Santa Catarina, um no Amazonas e um em Minas Gerais).

Conforme Dione de Quadros Teodoro, gerente de RH da Intelbras, as novas soluções permitiram descentralizar o atendimento e melhorar o acesso às informações por colaboradores e gestores, otimizando o fluxo de dados e geração de relatórios.

“Otimizamos todas as etapas de RH - do cadastramento de currículos à consolidação de benefícios”, destaca Dione.

ROTINAS INTELIGENTES
A gerente destaca, com as novas soluções, rotinas antigas, como o processo de recrutamento e seleção feito a partir de arquivos paralelos, acabaram.

Hoje, segundo ela, é possível gerir cadastramento de currículo, interface com a web para divulgação das vagas, cadastro das etapas do processo seletivo e integração das informações para admissão em uma mesma plataforma.

Com o módulo Cargos e Salários, a Intelbrás consolidou sua política de cargos e salários, geração de históricos, propostas, entre outros quesitos que otimizaram, por exemplo, a gestão de remuneração.

CHEGA DE DISQUETE
A administração da jornada de trabalho dos colaboradores também foi facilitada pelo módulo Controle de Ponto, que gera informações de forma automática para a folha de pagamento, realizando compensações e mudança de escala.

“Antes tínhamos um sistema separado e era necessário coletar as informações em cada relógio via disquete para então cruzar as informações com o horário das escalas. Era um processo manual e sujeito a erros”, lembra Dione.

DO RH AO ESTACIONAMENTO
As melhorias também abrangem o cadastro de visitantes, proprietários de veículos, bloqueio de colaboradores com excesso de horas e controle de carga e descarga.

E o projeto vai adiante, segundo Dione: “estamos agora implantando a identificação biométrica para visitantes”, destaca.

BELA DUPLA !
Os nomes de Senior e Intelbrás não aparecem lado a lado somente nos projetos de TI: em agosto passado, as duas companhias foram vencedoras do Top of Mind na categoria Empresa de Tecnologia e Informática de Santa Catarina.

O prêmio, realizado pela Fiesc, não foi o único em que a desenvolvedora de software e a fabricante de soluções para telecomunciações figuraram juntas: uma semana antes do Top of Mind, Senior e Intelbrás entraram na lista das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar de TI e Telecom.

INTELBRAS
Fundada em 1976, a Intelbras conta com mais de nove mil pontos de venda para varejo e seis mil revendedores corporativos, além de exportar para América Latina, África e Oriente Médio.

A empresa atua em três áreas: telecomunicações, redes e segurança eletrônica.

Nesta última, entrou há cinco anos, com a aquisição da Maxcom.

De lá para cá, já realizou trabalhos de porte, como o que a companhia divulga ser o maior projeto de monitoramento de segurança em vídeo do Brasil: 156 câmeras instaladas em uma rede que cobre uma área de 490 quilômetros ao longo de 24 cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul.

As câmeras captam áudio e vídeo, enviando dados para órgãos e autoridades de segurança e administração pública, com meta de ajudar a prevenir e investigar ocorrências criminais.

Outro projeto realizado pela empresa no segmento foi a implantação de sistemas de segurança em 3.123 agências do Banco do Brasil de todo o território nacional, somando 3.123 gravadores digitais de vídeo e 38 mil câmeras de monitoramento.

O portfólio da empresa na área teúne, ainda, centrais de alarme monitoradas, soluções de gravação, acesso web, câmeras IP, software e aplicativos para integração com dispositivos móveis.

TI NO FOCO
A Intelbrás também foca a TI para assegurar o andamento dos negócios.

Em julho deste ano, a empresa anunciou a padronização de seu ambiente com Microsoft Office 2010, substituindo um cenário antes heterogêneo baseado em BrOffice.

Com o projeto, implantado pela catarinense SoftwareOne, rotinas de negócio, gestão e suporte passaram a ser prestadas por uma única ferramenta, que integra Exchange, Sharepoint, Plug, Lync e outras soluções.

FORNECEDOR DA VEZ
Para a Senior, o cliente incrementa uma carteira que já passa dos 80 mil contratos ativos.

Com sede em Blumenau, a desenvolvedora de software para gestão também tem filiais em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, além de mais de 100 canais pelo Brasil.

A equipe soma cerca de três mil pessoas envolvidas, entre colaboradores, parceiros comerciais e canais de distribuição.

No primeiro semestre de 2012, a Senior registrou receita de R$ 159 milhões, crescimento de 11% sobre o mesmo período do ano anterior.