Implantação do Six Sigma rendeu R$ 18 mi para a TIVIT. Foto: divulgação.

A Tivit, empresa de serviços integrados de TI e BPO certificou 100 projetos e registrou ganhos de mais de R$ 18 milhões com uso da metodologia Six Sigma, realizada há seis anos.

A metodologia – desenvolvida originalmente na década de 80 – foi utilizada na Tivit com foco em gerar mais velocidade e eficiência nos negócios e operações, eliminando erros e simplificando atividades.

Entre os diversos projetos, está o desenvolvimento de processos para reduzir a complexidade e possíveis erros no faturamento de operações de soluções transacionais, por meio da otimização e integração da base de dados.

Segundo informações da empresa, a metodologia também foi importante em um projeto de ações preventivas de saúde, com o objetivo de reduzir afastamentos de colaboradores por motivo de e seus custos.

Além destes projetos, um trabalho grande foi realizado para redefinir as rotas do transporte de colaboradores que utilizam fretados oferecidos pela Tivit, em São José dos Campos, reduzindo o número de faltas e atrasos dos funcionários.

Além disso, com a redução do número de viagens, também reduziu a emissão de carbono.
 
“Temos expandido a utilização desta metodologia para as empresas para as quais prestamos serviços. Somente em 2011, 21 clientes tiveram melhorias expressivas em seus processos com ganhos de até 1,2 milhão de reais”, afirma Paulo Freitas, diretor financeiro.  

Neste ano, a empresa conta com 17 projetos em andamento e outros 10 em fase de planejamento. Atualmente, a empresa já tem 100 profissionais treinados envolvidos em todas as unidades de negócios – incluindo quatro BlackBelts e 89 GreenBelts.

A EMPRESA
Atuando na área de serviços integrados de TI e BPO na América Latina,  a Tivit tem seu portfólio organizado em três grandes áreas de negócios: Infraestrutura de TI, Sistemas Aplicativos e BPO.

Atualmente, possui 19 unidades, prestando serviços para bancos, seguradoras, empresas de cartões de crédito, indústrias de manufatura, concessionárias de serviços públicos e varejo.