Pedra Branca, bairro de Palhoça/SC. Foto: divulgação.

O grupo Cidade Pedra Branca, construtora e incorporadora de Palhoça, em Santa Catarina, apostou na substituição de suas ferramentas antigas pela solução de nuvem da Microsoft, o Office 365.

A solução corporativa de nuvem foi adquirida junto à Keep IT Informática, de Blumenau. O projeto teve início no segundo semestre de 2011, estando no ar desde fevereiro deste ano.

Segundo o gerente de vendas da Keep IT, Ademir Tavares, a implantação do sistema vai de encontro ao conceito de sustentabilidade levantando pelo grupo Pedra Branca, que tem como um de seus empreendimentos uma cidade (prédios, condomínios, parques) planejada inteiramente para ser autosustentável.

55 pessoas utilizam a solução de nuvem, o facilitando o tráfego de dados e acesso a documentos por parte dos gestores, engenheiros e outras pessoas envolvidas nos projetos de construição civil do grupo.

"Isso resulta em uma economia de papel e de tempo para estes processos", explica Ademir. O serviço inclui e-mails corporativos via celular e um sistema de intranet na nuvem para o compartilhamento de documentos.

"O próximo passo é expandir os serviços de nuvem para outras áreas do grupo Cidade Pedra Branca, conectando e otimizando ainda mais as operações da empresa", destaca Ademir, ao falar sobre o futuro da aplicação.

SOBRE A KEEP IT
Com sede em Blumenau, a Keep IT Informática é parceira Gold Microsoft, no mercado há 12 anos, contando com 42 funcionários.

Entre os trabalhos já realizados pela companhia, a Keep IT já forneceu soluções de nuvem e outros serviços Microsoft para empresas como Unimed Blumenau e FGM Equipamentos.

CIDADE SUSTENTÁVEL
Começou em 1997 como um projeto de bairro universitário e agora é uma iniciativa ambiciosa. A Pedra Branca nasceu de uma parceria entre a Unisul a cidade de Palhoça, região metropolitana de Florianópolis. O grupo controla a construtora e incorporadora responsável pelo projeto urbano do bairro planejado.

O site da empresa, defende o conceito de Urbanismo Sustentável, integrando uma "preocupação com os pedestres, com as construções sustentáveis e a qualidade dos espaços públicos, além de toda uma infra-estrutura de alta performance desenvolvida para as áreas de tecnologia e saúde".

Um dos orientadores do projeto Cidade Pedra Branca é o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná.