Tiago Dutra. Foto: divulgação.

A Rede Bourbon Hotéis & Resorts, que tem sede em Curitiba, migrou as 650 contas de e-mail de suas 13 unidades espalhadas por Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Assunção, no Paraguai, para a nuvem do Google Apps for Business.

O projeto, concluído entre março e maio deste ano, foi realizado pela porto-alegrense Ilegra, certificada da Google Enterprise para a venda de Google Apps no Sul do Brasil.

Conforme Tiago Dutra, diretor de TI da Rede Bourbon, a empresa hoteleira também usa outras ferramentas da suíte de colaboração do Google, como calendário, repositório de documentos, videoconferências e outras.

“A solução otimizou muito nossa comunicação interna”, afirma o executivo.

Segundo ele, ja está avaliada a possibilidade de migração da intranet da rede para o Google Sites e a integração com fornecedores através do Google Drive.

Treinamentos com Google Videos e Hangouts, fóruns de discussão internos com o Google Groups, além de integração das unidades por meio do Google+, também são planos futuros.

Por falar em projetos, a TI do grupo hoteleiro também está andando com uma ação de virtualização de desktops.

De acordo com Dutra, o momento é de estudo de fornecedor, com meta de virtualizar pelo menos 100 máquinas ainda em 2013.

Para mais tarde, a expansão da virtualização no data center, onde alguns servidores já utilizam tecnologias virtuais da Microsoft e VMware, também está prevista.