DESIGN

Banco PAN padroniza plataformas digitais

21/03/2019 14:47

A implementação de Design System passa por um realinhamento interno das equipes de design.

Roberto Garcia, head de Experiência e Design do Banco PAN. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Banco PAN tem trabalhado com o conceito de Design System para padronizar a linguagem visual de todas as suas plataformas digitais. A ideia é unificar toda a linguagem visual e experiência do usuário em ambientes digitais para facilitar o acesso aos produtos da instituição.

"O Design System tem por objetivo deixar o designer centrado em processos de experiência, fazendo com que este time tenha um foco muito maior na estratégia do produto”, diz Roberto Garcia, head de Experiência e Design do Banco PAN.

Como parte da estratégia, o Banco PAN contratou no ano passado Paulo Aguilera, especialista em Design System Ops & Acessibilidade. Antes, ele trabalhou na ContaAzul como User Experience Designer e Design System Ops. 

Aguilera ainda trabalhou nas áreas de UX das empresas TAG Interativa e A2C Agencia.

No Banco PAN, a implementação está sendo promovida por meio de um realinhamento interno das equipes de design e desenvolvimento, assim como das ferramentas utilizadas. 

O processo busca mais agilidade nas entregas e na comunicação. Os designers, por exemplo, passaram a economizar cerca de 70% do tempo investido em desenvolvimento de protótipos, por utilizarem padrões e elementos previamente definidos pelo Design System.

“Somos o primeiro banco médio a trabalhar com um Design System. O sistema está sendo desenvolvido seguindo boas práticas de usabilidade e as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web, o WCAG. Com a mudança, estamos aprimorando o acesso ao conteúdo do PAN, tornando perceptível todos os elementos da tela”, explica Artur Azevedo, superintendente executivo de Produtos Digitais do Banco PAN.

O Banco PAN é controlado conjuntamente pela Caixa Participações e pelo Banco BTG Pactual através de acordo de acionistas válido até fevereiro de 2027. 

A instituição possui patrimônio líquido de R$ 4,1 bilhões e atua com foco em pessoas físicas (classes C, D e E, além de servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS), ofertando crédito consignado, financiamento de veículos usados, financiamento de motos novas e cartão de crédito. 

O banco está presente em todo o território nacional com 60 unidades próprias.

Veja também

TECNOLOGIA
Saque e Pague: Watson para todos

Empresa gaúcha quer levar plataforma da IBM para bancos e fintechs.

EXPANSÃO
Sinqia compra a ADSPrev por R$ 14 milhões

O preço de compra poderá ter uma parcela adicional de até R$ 4 milhões.

ERP
TecBan adota SAP com Resource

O projeto envolveu a participação de 20 áreas e mais de 100 profissionais.

CARTÕES
Itaú permite pagamentos com Google Pay

O serviço poderá ser utilizado por todos clientes de cartões de crédito Itaú, Credicard ou Itaucard.

GOVERNO
Estatal de TI do BB segue a mil

BB Tecnologia e Serviços, cujo futuro é incerto, fechou um contrato de R$ 59,5 milhões.

FINTECH
BPP investe R$ 20 milhões em plataforma digital

A BPP trabalha atualmente para desenvolver novos serviços, ampliando sua atuação.

INOVAÇÃO
C6 Bank e Gocase integram programa da MIT Sloan

Grupos de alunos do MIT trabalham em desafios nas sedes das empresas.

FINTECH
Beblue será novo banco digital

A empresa prepara uma mudança nos negócios após a venda do controle da empresa para o fundo Vit.

SEGURANÇA
Itaú Unibanco: IA em câmeras

O banco não revela quem fornece os equipamentos.

RESULTADO
BNDES investirá em 15 projetos de IoT

O banco dobrou o orçamento da chamada pública para atender a mais propostas.