Estudantes na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Foto: Osvaldo Nocetti.

O Ciasc, estatal de tecnologia catarinense, criou um sistema de matrícula online para a rede de ensino do estado, usando tecnologia de desenvolvimento de software da Genexus.

O sistema, que entrou em operação no início de novembro de 2019, registrou, na fase de sorteio, 4.062 inscrições. Na segunda etapa, de um total de 230.779 vagas oferecidas, foram realizadas 62.842 matrículas. Cerca de 27% do total. 

O restantes das vagas voltaram para disputa na próxima fase, que ocorrerá em janeiro de 2020.

“Percebe-se que uma média de 40% das matrículas ainda foram feitas com a presença dos pais na escola. A perspectiva é que esse número seja reduzido nos próximos anos até no máximo 15%, uma vez que quase 80% dos responsáveis que realizaram a matrícula através do sistema tem acesso à internet”, explica Moema Luz Cargnin, coordenadora do departamento de soluções para educação da Ciasc.

Para o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi, com a Matrícula on-line, a Ciasc facilitou a relação da escola com o cidadão ao permitir aos pais e, ou, responsáveis poder escolher o melhor horário e lugar para fazer a matrícula na escola de sua preferência.

“Cada vez mais, o papel da tecnologia está em ser um alicerce para oferecer comodidade às pessoas. O Ciasc é um exemplo de órgão público que leva a sério este entendimento e prima pela disponibilização e agilidade no desenvolvimento de ferramentas para a população do Estado de Santa Catarina”, finaliza Recchi. 

A plataforma GeneXus é usada por mais de nove mil empresas e 140 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, bem como em dispositivos móveis.

Fundada em 1988, a GeneXus está sediada em Montevidéu (Uruguai) e possui escritórios no Brasil, Estados Unidos, Japão e México. Além disso, está presente em 45 países da África, Ásia, Europa, Oceania e Américas.