A UpLexis é focada em soluções de big data. Foto: Divulgação.

A UpLexis, empresa que oferece soluções de big data, contratou a Rivendel, que hoje faz parte da Mandic Cloud Solutions, para gestão terceirizada do ambiente em nuvem da Amazon Web Services (AWS).

Até então, a empresa fazia internamente a própria gestão do ambiente e lidava com problemas de indisponibilidade e outros incidentes. 

“Foi preciso arrumar a casa, melhorar a instabilidade dos nossos serviços e produtos para ganhar performance”, afirma Fábio Lopes, CTO da UpLexis. 

Entre as etapas do trabalho, a empresa realizou a migração do modelo de Elasticsearch versão 0.90 (EC2 - máquina) para o Elasticsearch versão 2.3 (AWS Elasticsearch) como serviço, que possibilitou ganho de performance e uma gestão mais simplificada. 

“Criamos um contingenciamento de serviços críticos, possibilitamos o ganho de escalabilidade, além de reduzirmos a previsão de custos com as máquinas”, explica Diego Lakatos, líder técnico da Mandic Cloud Solutions. 

O foco do trabalho realizado este ano pela Rivendel, que desde fevereiro de 2018 tem equipe integrada com a Mandic Cloud Solutions, foi na organização e documentação da infraestrutura para prevenir todas as aplicações de quaisquer riscos de indisponibilidade. 

“Estamos em um nível de maturidade bem mais avançado do que antes e isso nos possibilitou fortalecer nossa oferta de produtos e serviços sem nos preocupar com incidentes técnicos”, complementa Lopes.

Antes da aquisição pela Mandic, a Rivendel já atendia 100 clientes, incluindo nomes como Nextel, CVC, Natura e Nubank.

A Mandic tem sede em São Paulo e escritórios em Maringá e Rio de Janeiro. A companhia atendeu 1 mil clientes em 2018 e conta com mais de 250 profissionais.