A diretoria da Commcorp na inauguração do data center de Curitiba. Foto: divulgação.

A porto-alegrense Commcorp acaba de inaugurar seu quarto data center, desta vez em Curitiba.

A estrutura, que recebeu investimento de R$ 3 milhões e tem capacidade para até 100 racks ou 4,4 mil servidores, segue-se aos ambientes já abertos pela companhia na capital gaúcha, Florianópolis e São Paulo.

Ao todo, a capacidade total da Commcorp soma 240 racks e possibilita até 10 mil servidores.

O novo data center tem grupos geradores e sistema de no breaks redundantes, contingência na abordagem de fibras ópticas com acesso a todas as operadoras de telecom do mercado e sistema de refrigeração com redundância.

Conforme Gilnei Francisco Souto, diretor Administrativo-Financeiro Commcorp, a estrutura é equivalente aos requisitos estabelecidos pelo Uptime Institute para titulação Tier III, mas a obtenção da certificação não é viável por hora devido à impossibilidade de uma segunda entrada de energia, consequência da inexistência de outra concessionária para o fornecimento.

“O ambiente também conta com controle de acesso biométrico e vídeo segurança, além de sistemas de detecção e combate a incêndios, com amparo de sistemas de gerência remota”, detalha Souto.

Fundada em 2004, a empresa concentra suas atividades nos serviços sobre IP (links, hospedagem, aluguel de racks e VoIP), utilizando infraestrutura e desenvolvimento próprios ou providos por companhias parceiras do Brasil e EUA.

Além dos quatro data centers para colocation, a Commcorp também conta com estruturas em Goiânia, Brasília, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Joinville, Salvador, Fortaleza, Recife, Vitória, Uberlândia e Belo Horizonte para uso exclusivo do grupo.

O faturamento, a companhia gaúcha não divulga, mas Souto faz ponderações que dão uma dica sobre a boa saúde do negócio.

“Considere que atendemos a mais de uma centena de clientes, inclusive empresas de grande porte, como bancos, financeiras, indústria, comércio e empresas de Internet”, finaliza o diretor.

A lista de peso inclui nomes como Agiplan, Telium, NetCentrics e InternetSul.

QUERIDINHA
A Commcorp aumenta o roll de empresas que investiram na instalação de data centers em Curitiba.

A também gaúcha Teevo, assim como GVT e Iron Mountain são alguns dos nomes que já apostaram em centros de dados na capital paranaense.