Objetivo é tornar mais fácil a criação de dispositivos que funcionem com Alexa, Assistant, Siri e similares. Foto: Pexels.

Nomes como Amazon, Apple, Google e Zigbee Alliance estão se unindo para criar um padrão de código aberto para as casas inteligentes, ou smart homes, em inglês. O projeto se chama Connected Home over IP.

De acordo com o site TechCrunch, outras empresas importantes estão participando da ação, como: Ikea, Legrand, NXP Semiconductors, Resideo, Samsung SmartThings, Schneider Electric, Signify (Philips Lighting), Silicon Labs, Somfy e Wulian.

O maior objetivo do projeto é criar um padrão de conectividade projetado para aumentar a compatibilidade entre empresas e dispositivos. 

O site também aponta que, no momento, o cenário está bastante disperso, com cada player se aprofundando em seu próprio padrão e forçando muitos players menores a escolherem lados.

Na proposta, o objetivo é tornar mais fácil para os fabricantes de hardware a criação de dispositivos que funcionem com Alexa, Assistant, Siri e similares.

"O projeto é construído em torno de uma crença compartilhada de que dispositivos domésticos inteligentes devem ser seguros, confiáveis ​​e fáceis de usar", informou um comunicado conjunto ao TechCrunch.

Com base no IP, o projeto deve permitir a comunicação entre dispositivos domésticos inteligentes, aplicativos móveis e serviços em nuvem, além de definir um conjunto específico de tecnologias de rede para certificação de dispositivos.