Governo e empresas assinam convênio para instalação de multinacionais em SC. Foto: James Tavares/Secom.
As multinacionais do ramo farmacêutico e de aditivos Sanofi, Teva, Lubrizol, Heraeus Kulzer e SanCor assinaram um protocolo de intenções com o governo de Santa Catarina para se instalar no estado.
Conforme o governador catarinense, Raimundo Colombo, o objetivo é fortalecer o Polo Logístico de Saúde, instalado em Itajaí, que já conta com 17 empresas e tem previsão de faturamento na casa dos R$ 3 bilhões para o próximo ano.
A meta, segundo o governante, é construir um marco de importação e distribuição de produtos para todo o Brasil a partir de Santa Catarina.
“As companhias vieram ao estado pela qualidade da nossa mão de obra, posição geográfica, eficiência portuária, rodoviária e aeroportuária, e isso temos que melhorar cada vez mais”, afirmou Colombo.
O acordo governo/empresas prevê uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Cientifica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), visando à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos.
Além disso, estabelece que as companhias devam contratar serviço de transporte rodoviário de cargas exclusivamente de transportadoras instaladas no estado.
As indústrias se comprometem também a possuir, no mínimo, 150 funcionários diretos a partir de, no máximo, 180 dias contados da data de início de funcionamento.
“É importante que se crie condições de desenvolvimento no Estado, não só na logística”, afirma o diretor da Sanofi, Heraldo Marquezini.