A Nextel adotou a tecnologia e os serviços da Icaro Tech em seu centro de operações. Foto: Divulgação.

A Nextel passou a contar com a tecnologia e os serviços da Icaro Tech em seu centro de operações, localizado em São Paulo. Para gerenciar o desempenho de sua rede 3G e 3G+, a operadora está utilizando o painel de controle Advanced Dashboards 2.0.

Além disso, a Nextel conta com as tecnologias BMC Remedy e IBM Tivoli Netcool, comercializadas e implementadas pela desenvolvedora e integradora de soluções em TI.

Segundo Estevam Araújo, Head de Operações de rede da Nextel, o centro de operações é parte dos investimentos que a empresa vem fazendo em redes e em serviços de alta qualidade, que refletem a importância do mercado brasileiro para a empresa.  

“Buscávamos um fornecedor de tecnologia da informação que trouxesse as melhores práticas na gestão das operações e pudesse implementar as soluções rapidamente. A Icaro Tech demonstrou ter essa capacidade”, explica.

Os profissionais do NOC da Nextel utilizam hoje com a tecnologia IBM Tivoli Netcool para monitorar a infraestrutura e detectar eventuais falhas na rede. Cada uma, ao ser identificada, gera um “ticket”, que passa a ser controlado por meio da plataforma BMC Remedy, até que o problema seja solucionado. 

O painel de controle Icaro Advanced Dashboards 2.0, por sua vez, tem a função de consolidar os dados e oferecer aos gestores uma visão integrada, disponibilizando indicadores que retratam o momento da operação. 

“Com essas soluções, a Nextel passou a ter mais agilidade na identificação e resolução de falhas e também conta com uma base estruturada de dados que lhe permite planejar investimentos e melhorias na rede, no curto e longo prazo”, diz Laerte Sabino, Chief Operations Officer da Icaro Tech.

Presente no Brasil desde 1997, a Nextel tem aproximadamente 3,7 mil colaboradores no país. A empresa possui uma base de mais de 4,2 milhões de clientes. Hoje, a Nextel atua como operadora 3G, com cobertura nacional para voz e dados e também com a tecnologia 4G na cidade do Rio de Janeiro, além do iDEN (rádio).

A Icaro Tech é especializada em soluções de gerência e analytics. Com escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Miami, e projetos em 12 países, a empresa é parceira da IBM e BMC. A companhia tem soluções implementadas em empresas como Bradesco, British Telecom, Claro, GVT, Magazine Luiza, NET, Telefonica/Vivo e TIM.