Chinesa NVC adota Fluig. Foto: divulgação.

A NVC Lighting, empresa chinesa de produtos de iluminação, adotou a plataforma Fluig, da Totvs, para otimizar a gestão de documentos entre a matriz, na China, e sua filial em São Bernardo do Campo, no Brasil.

Uma das maiores companhias no projetos e iluminação no mercado asiático, com sete fábricas, três centros de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos e mais de cinco mil pontos de vendas, a empresa abriu filial no Brasil no ano passado, mas já atua com representante desde 2011.

Inicialmente, a plataforma faz parte do dia a dia de 50 funcionários das duas nacionalidades. A intenção é expandir o uso da solução a todos os outros estados brasileiros onde a NVC tem lojas e na operação da América Latina. O valor do contrato não foi aberto.

Segundo destacou a Totvs, a implementação do Fluig integrou diversas áreas da companhia, entre elas a de projetos. Por meio da ferramenta online, os projetistas podem compartilhar e controlar versões dos documentos de forma remota.

"Antes da adoção do Fluig, ao desenhar um novo projeto de iluminação, o profissional responsável enviava o arquivo, por e-mail, para todas as pessoas envolvidas no trabalho", afirmou a fabricante em nota.

Além da gestão de documentos relacionada aos projetos e transações de importação, a NVC também usa o Fluig para controlar o workflow dos principais processos da empresa e o módulo de rede social corporativa da plataforma.

O módulo tem o objetivo de integrar todos os colaboradores brasileiros, instalados no Centro de Distribuição e Administrativo em São Bernardo do Campo, nos showrooms de Santo André, Alphaville e capital, todos em São Paulo.

Outra funcionalidade da plataforma utilizada pela NVC é o módulo de Business Analytics, que disponibiliza a criação de painéis de gestão (dashboards) com opções de relatórios e cenários gerenciais, acessados diretamente pela matriz, na China. Todas as funções do Fluig estão integradas ao ERP da TOTVS instalado na empresa.

“Participar de um projeto como este na NVC é grande privilégio. Integrar processos e documentos em tempo real entre colaboradores de países diferentes e oferecer a eles produtividade e competitividade, comprova a aderência da plataforma a um mercado formado por empresas cada vez mais globais”, acrescenta Gilmar Hansen, diretor de Produto do Fluig.

A NVC conta com com 25 mil colaboradores espalhados em sete fábricas (seis na China e uma na Inglaterra), 4 mil pontos de venda em território chinês e exporta para 43 países.

FLUIG

Lançado em julho do ano passado, o Fluig roda na nuvem e inclui funcionalidades de GED, workflow e BPM integrados a conceitos de rede social. O software parece ser a grande aposta da Totvs no momento.

Em setembro do ano passado, a companhia buscou um financiamento de  R$ 658 milhões junto ao BNDES – o maior da sua história – e anunciou que do total R$ 58,4 milhões seriam investidos na ferramenta.

A meta de 35 canais significa ter em apenas três cidades mais da metade dos cerca de 50 canais que a empresa tem no país todo hoje em dia.

Quantidade de canais não significa volume de vendas, é claro. Os canais da Totvs para ERP tem dedicação exclusiva e controlam grandes territórios individualmente, o que não será o caso com o Fluig.

Segundo a Totvs revelou em maio, o Fluig já tem mais de 200 clientes no país. Poucos nomes de clientes foram divulgados até agora.

A lista inclui a gaúcha Lamb Engenharia, o grupo paranaense CR Almeida, controlador da concessionária EcoRodovias e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG).