O Zwipe MasterCard só deve ser oferecido no Reino Unido por enquanto. Foto: Divulgação.

A MasterCard está lançando um cartão de crédito que vem com um leitor de impressão digital para deixar o processo de pagamento nas lojas mais seguro.

A opção de pagamento sem contato da MasterCard não é nova, e permite que os usuários não utilizem senha. Agora a empresa está se unindo com a companhia de tecnologia biométrica Zwipe para impedir que as pessoas paguem dessa maneira com cartões de crédito roubados. É uma maneira de provar que é realmente o dono do cartão que está fazendo a compra.

O Zwipe MasterCard, que só deve ser oferecido no Reino Unido por enquanto, segundo o Mashable, vem com um leitor integrado que armazena a impressão digital do usuário. Quando ele coloca o polegar no scanner, o chip embutido é destravado e o cliente pode passar o cartão para fazer a compra.

As empresas dizem que esse é o primeiro cartão sem contato que utiliza autenticação biométrica. 

As companhias de cartão de crédito estão sempre tentando encontrar maneiras de simplificar o processo de pagamento e torná-lo mais seguro para os usuários ao longo do caminho. 

Recentemente, outra empresa que promoveu uma inovação no mercado foi a Apple, com o Apple Pay, que vai exigir autenticação de impressão digital no iPhone combinada com a tecnologia Near Field Communication (NFC) para permitir que os dispositivos móveis sejam utilizados como carteiras no check-out. 

A empresa está usando um método chamado "tokenization" como medida de segurança, para que as informações de cartão de crédito não sejam armazenadas localmente.

A MasterCard foi uma das primeiras parceiras do Apple Pay e lançou um aplicativo na semana passada chamado MasterCard  Nearby, que informa aos usuários quais varejistas da região aceitam o Apple Pay.