O LinkedIn anunciou recentemente a chegada do LinkedIn Learning no Brasil. Foto: Divulgação.

O LinkedIn anunciou recentemente a chegada do LinkedIn Learning no Brasil. Criada em 2016, a plataforma online conta com 82 cursos em português, com opções voltadas para desenvolvimento profissional, liderança, gestão, softwares de negócios, gerenciamento de projetos e operações. 

Até o próximo ano, a plataforma deve alcançar o número de 200 cursos, incluindo títulos gravados por instrutores brasileiros e criados por líderes em conteúdo educacional. Para ter acesso à plataforma, é preciso assinar o serviço LinkedIn Premium. 

O LinkedIn Learning foi criado a partir da aquisição da empresa de cursos online Lynda.com pelo LinkedIn. Com 23 anos de experiência no segmento, a plataforma do Lynda.com foi comprada pela rede social em 2015.

“A educação à distância sempre foi um ingrediente importante para o mercado de trabalho brasileiro. Com o LinkedIn Learning no país, o usuário tem acesso a cursos que podem ser feitos de qualquer local e com recomendações personalizadas de acordo com a experiências de trabalho, competências, indústria de atuação e interesses”, afirma Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina.

Os cursos são de curta duração, com média de 40 minutos. Dos temas disponíveis, 66 são voltados para habilidades comportamentais (as chamadas soft skills).  

“Temos notado uma procura cada vez maior das empresas por diferenciais comportamentais nos candidatos, indo além das habilidades técnicas. Pensando nisso, neste primeiro momento, mais de 80% dos cursos disponíveis são de temas como criar resiliência, ser um bom mentor e como falar em público”, explica Beck.

No sistema, o usuário pode realizar o download offline de um curso, fazer exercícios, recomendar treinamentos para amigos e ver títulos que estão em alta na sua indústria de atuação. 

Ao final do curso, também é possível adicionar um certificado de conclusão no perfil do LinkedIn.

A plataforma oferece não só cursos para o usuário final, mas também para empresas interessadas em disponibilizar algum treinamento interno para seus funcionários. A opção é customizável e fica disponível apenas para os colaboradores da companhia.

O LinkedIn Learning já está disponível em cinco outros idiomas e tem mais de 15 mil cursos globais disponíveis.