Equipamentos da Full Gauge Controls serão instalados no Melbourne Market. Foto: Divulgação.

Equipamentos para controle energético da Full Gauge Controls, empresa de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, serão instalados no Melbourne Market, mercado atacadista de frutas e vegetais da cidade australiana.

O mercado irá inaugurar uma nova sede no dia 31 de agosto. O espaço, equipado com instrumentos digitais da fabricante gaúcha, tem o investimento avaliado em cerca de US$400 milhões.

A negociação com o Melbourne Market foi realizada através do distribuidor local Ausinter, que trabalha com a Full Gauge há pouco mais de um ano. A representante será responsável pelo suporte técnico e treinamento durante a instalação.

A empresa equipou o mercado com controladores nas salas de amadurecimento e sistemas de frio. Os produtos são conectados ao Sitrad, sistema de gerenciamento remoto elaborado pela Full Gauge. A ferramenta permite, além do gerenciamento das instalações, o armazenamento de dados.

O objetivo do projeto é fazer com que o mercado australiano atenda aos padrões mundiais de saúde, segurança e meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental da operação e também o consumo energético.

Fundada em 1985, a Full Gauge Controls conta com 310 colaboradores e três prédios, totalizando uma área de 6 mil metros quadrados. Atualmente a empresa atende cerca de 2,3 mil clientes no Brasil e mais 400 no exterior. Hoje, o mercado externo absorve cerca de 50% da produção da empresa.

A Full Gauge Controls tem presença direta em todos os continentes e exporta para 54 países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Colômbia, África do Sul, México, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador, além de todo o Oriente Médio. 

A empresa vende produtos para revendas de refrigeração, grandes instaladores e indústrias que produzem, por exemplo, câmaras frias, fornos industriais, expositores de bebidas, e outros.

Melbourne é a segunda área urbana mais populosa da Austrália, depois de Sidney. A cidade tem uma economia diversificada, sendo forte em finanças, manufatura, pesquisa, tecnologia da informação, educação, logística, transporte e turismo. A cidade é sede de cinco das dez maiores empresas do país com base na receita.

A nova sede do mercado de Melbourne contará com cerca de 7,5 mil funcionários. Apesar de significativo, o número é metade da quantidade de profissionais da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Ao mesmo tempo, São Paulo conta com 44 milhões de habitantes, enquanto Melbourne tem uma população dez vezes menor.