Tomas Fuchs, CEO do Grupo Datora.

Tomas Fuchs, CEO do Grupo Datora, é o novo presidente do conselho da Associação Brasileira de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas - Telcomp, uma das maiores no segmento do Brasil, com 75 associadas.

O executivo assume a entidade para o biênio 2020/2022.

“Nosso desafio é, olhando para o futuro, buscar caminhos para acelerar o ritmo de expansão das operadoras competitivas por todo o país para impulsionar a transformação digital na sociedade, com o apoio de novas tecnologias como 5G, oferecendo conectividade de alta qualidade e serviços inovadores, no novo contexto da economia digital”, destaca Fuchs.

A Telcomp reúne o que a entidade chama de “operadoras competitivas”, o que significa na prática todo mundo menos as gigantes Oi, TIM; Vivo e Claro. 

A Datora, por exemplo, atua como operadora de atacado e pioneira em operações de MVNO e IoT. As associadas incluem nomes como Algar, Centurylink e Angola Cable.

Os nove componentes do Conselho são: Adriano Marques, CEO e fundador do Grupo Wirelink - empresa com origem no Ceará e que hoje opera também na região Sudeste; Carlos Eduardo Sedeh, CEO da Megatelecom – empresa provedora de serviços de telecomunicações e tecnologia, especializada no mercado corporativo; Daniel Cardoso, COO da VOGEL - uma das maiores operadoras competitivas de atacado e corporativo, presente em todo o Brasil; Fabiano Ferreira, CEO da VERO Internet empresa recém criada a partir da consolidação de 8 operadores regionais de Minas Gerais e que tem ambição de se tornar uma operação nacional; Luiz Henrique Barbosa, executivo da operadora global CenturyLink; Roberto Rio Branco, co-fundador e CMO da gigante de data center Ascenty; Renato Paschoareli, diretor Executivo de Estratégia e Assuntos Regulatórios da Algar Telecom e Rui Gomes, CEO e fundador da UM Telecom, atuante no Nordeste.