Prêmio Miniempresa 2013. Foto: Reprodução/Facebook Junior Achievement

A Junior Achievement e a Dell firmaram uma parceria com o objetivo de incentivar a utilização da tecnologia e o empreendedorismo em escolas públicas brasileiras. 

O projeto prevê uma evolução tecnológica do Programa Miniempresa, “carro-chefe” da associação educativa sem fins lucrativos, por meio de tecnologias pioneiras da Dell e da orientação de voluntários da empresa. 

No projeto Miniempresa, grupos de estudantes do ensino médio de escolas públicas serão incentivados a desenvolver o empreendedorismo por meio da criação e gestão de uma empresa fictícia, composta por quatro áreas: Recursos Humanos, Produção, Marketing e Finanças, recebendo orientação de profissionais do mercado.

Na nova estrutura, chamada de “Miniempresa do Futuro”, voluntários da Dell orientarão os alunos, a distância ou de forma presencial, com o intuito de conduzi-los ao sucesso. 

Para promover um ambiente tecnológico para os alunos das escolas que fazem parte do “Miniempresa do Futuro”, a Dell vai fornecer tablets, notebooks e projetores ao projeto da Junior Achievement. 

Por meio dessas tecnologias, os alunos estarão conectados com os voluntários da Dell, para o aconselhamento presencial e a distância. As informações de trabalho das miniempresas ficarão armazenados em servidores Dell localizados na central da Junior Achievement em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

 No primeiro momento, o projeto “Miniempresa do Futuro” vai beneficiar 260 alunos do ensino médio de escolas públicas nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, em quatro cidades: Hortolândia, São Paulo, Eldorado do Sul e Porto Alegre.

Outros projetos da Junior Achievement também contam com apoio de empresas de TI.

Nesta terça-feira, 20, aconteceu a escolha das três melhores ideias de inovação social entre dez equipes brasileiras - formadas por alunos de escolas públicas e particulares - na quarta edição do projeto Social Innovation Relay (SIR), uma parceria entre a Junior Achievement e a HP. 

As equipes participantes são formadas por 34 estudantes de quatro estados: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A partir destas três equipes vencedoras, será eleita a melhor solução de inovação social entre estudantes do Brasil, que irão concorrer na etapa mundial com grupos de outros 17 países. 

A premiação nacional para a equipe vencedora contempla um laptop da HP para cada integrante e para a escola. Na etapa internacional, os campeões irão receber um tablet da marca e serão convidados a participar de uma Conferência Alumni, na Finlândia.

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é uma organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo.

Atualmente está presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os estados e no Distrito Federal.

No país, já foram 3,3 milhões de alunos beneficiados e 120 mil voluntários envolvidos.