Sandro Cortezia. Foto: divulgação.

A aceleradora de startups Ventiur.net abriu um processo de seleção para seu primeiro ciclo de aceleração.

As empresas nascentes interessadas devem enviar seus projetos até o dia 21 de junho para o e-mail contato@ventiur.net.

As propostas recebidas serão pré-selecionadas conforme critérios de avaliação como diferencial do negócio e grau de inovação, perfil dos empreendedores, tamanho do mercado projetado e sinergia com outros negócios da rede Ventiur.

Na pré-seleção a expectativa é identificar cerca de 20 projetos, que serão avaliados por uma banca formada pelos sócios-investidores da Ventiur.net, elegendo os dez que entrarão no processo de aceleração.

A partir daí começa a primeira fase de aceleração, chamada de Warm-up e com duração de até três meses, nos quais os empreendedores passarão por capacitações, aconselhamento e assessoria com foco na validação de seus modelos de negócios.

“Nosso papel será ajudar os empreendedores a validar se seus produtos e modelos de negócio estão adequados ao mercado que pretendem atingir, fazendo os devidos ajustes”, pontua Sandro Cortezia, diretor Executivo da Ventiur.

Das 10 startups que começarão o processo acelerador, apenas três passarão para a segunda fase, batizada de Go Hard.

Esta etapa terá duração de seis meses, e as selecionadas receberão investimento financeiro e assessoria para tocar os negócios.

“O prazo é curto, e terá que ser aproveitado ao máximo para mostrar que o negócio tem potencial e pode merecer aportes futuros de outros investidores”, destaca Cortezia.

A Ventiur.net foi anunciada em fevereiro deste ano. A aceleradora reúne 12 sócios-investidores com planos de investir até R$ 9 milhões em negócios inovadores até o final de 2015.

O capital inicial é de R$ 600 mil.

Participam do grupo de investidores empresários gaúchos como Cesar Braga (Gestum), Fabio Defferrari (Defferrari), Fábio Furtado Ramos (Grupo Ciberbras), Márcio Coelho (Gad'Brivia), Siegfried Koelln (SKA) e Alexandre Costa (Perseus e Energy Telecom).

Nomes como Carlos André Maltese Klein, ex-diretor executivo do Sebrae-RS e CEO da Esade, José Fernando Mattos, idealizador do PGQP e presidente da consultoria Index e Lando Kravetz, ex-VP do Citibank e diretor de vendas da com, também estão no grupo.

Há, ainda, 17 profissionais atuando como mentores para as startups selecionadas.

A gestão da aceleradora fica a cargo da Venti Inteligência em Projetos, que cede espaço físico, em parceria com Nós Coworking, Ionatec, Partec e Softsul.

Em um segundo momento a ideia é incluir espaços em incubadoras da PUC-RS, Unisinos, Feevale e UFSM.

No apoio institucional entram todas as entidades empresariais de TI do RS (Assespro, Seprorgs, Softul, CETI, Abinee, Internetsul, ATIVales, CentroSoftware, TrinoPolo, AGETI), as prefeituras de Porto Alegre e Pelotas e o governo do estado, por meio da Procergs e Badesul.

Mais informações sobre o primeiro ciclo de aceleração da Ventiur podem ser obtidas pelo telefone (51) 3012.5020, ou pelo site oficial.