A União Química é um dos 10 maiores players da indústria farmacêutica do Brasil. Foto: angellodeco/Shutterstock.

A União Química, um dos 10 maiores players da indústria farmacêutica do Brasil, integrou seu ambiente de gestão de negócios com o SoftExpert Excellence Suite (SE Suite). 

Hoje a ferramenta gerencia processos e mais de 3 mil documentos na organização. A empresa planeja implantar a plataforma em todas as suas operações até o final de 2016.

Com mais de 3,5 mil colaboradores, a União Química sentiu a necessidade de realizar o nivelamento de sua gestão de documentos, desvios, controle de mudanças e outros processos após a aquisição da fábrica de Taboão da Serra da farmacêutica suíça Novartis.  

Na época, a União Química não tinha um sistema de gestão de documentos instituído, enquanto a fábrica de Taboão da Serra possuía processos maduros que poderiam ser implantados nas demais unidades, mas que não eram automatizados. 

A empresa decidiu adotar o SE Suite da SoftExpert e implementar a ferramenta para a gestão integrada dos sistemas em conjunto com o ERP. 

“O SE Suite nos ajuda a resolver necessidades muito ligadas a atual situação econômica do país, resolvendo questões de forte apelo financeiro, automatizando procedimentos e aumentando a eficiência da nossa operação, o que gera, além de ganhos operacionais, redução de custos”, avalia o responsável pela divisão de Governança Tecnológica da União Química, Leonardo Pereira Pedrozo.

Segundo Pedrozo, o SoftExpert Excellence Suite permitiu hospedar múltiplos sistemas de gestão com aderência às necessidades especificas de áreas distintas e customização dos processos de negócio. 

“O SE Suite permite otimizar, automatizar e fortalecer os processos de negócio de diferentes setores e de forma integrada. Ou seja, todas as aprovações eletrônicas, indexação e rastreabilidade dos documentos são realizadas através da ferramenta”, afirma Pedrozo.

Hoje, a solução atende áreas como o desenvolvimento humano organizacional e a garantia da qualidade em diversas unidades da União Química. 

A companhia customizou seu fluxo processual utilizando o SE Process e o SE Workflow, controlando as atividades de treinamento de pessoal, solicitações de desligamentos e no aumento de quadro funcional. Todas os processos operacionais de RH estão usando workflows via SE Suite.

Além dos módulos de gestão de documentos, recentemente foi implementado o módulo de business intelligence, assim como os módulos de gerenciamento de treinamento, auditoria e workflow do DHO. O plano é implantar estes processos em todas as unidades da União Química ao longo deste ano.

Para 2016, estão previstas expansões de uso do sistema também para o departamento jurídico. O setor tem demandas internas de gerenciamento de workflows para contratos, que também serão customizados para atender as necessidades específicas do setor, com as aprovações nos momentos certos e acompanhamento de indicadores. 

“A ideia é ir avançando rapidamente na padronização dos processos da corporação para todos os setores. A aplicação do SE Suite no suporte às operações do Sistema de Qualidade da União Química vem permitindo a automatização das rotinas em todas as suas unidades industriais e empresas coligadas”, revela Pedrozo.

A SoftExpert conta atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários ao redor do mundo, com clientes nos setores de manufatura, governo, saúde, serviços financeiros, utilities, varejo, entre outros.