A briga é ver quem é mais barato. Foto: flickr.com/photos/csessums

O Dia do Consumidor Brasil, nova data de descontos do e-commerce brasileiro promovido pela Buscapé Company com um discurso de honestidade com o consumidor, estreou nesta quarta-feira, 19, com números bem atrás da Black Friday, evento manchado pelas acusações de fraude.

A arrecadação foi de R$ 174 milhões. Em nota, o Buscapé frisou que é um resultado 64% maior do que uma quarta comum e 74% maior do que a quarta da semana anterior, mas a verdade é que eles ficaram bem abaixo da data concorrente.

O Black Friday 2013 fechou com R$ 770 milhões em vendas, uma alta de 217% frente às cifras da estreia, quando foram totalizados R$ 217 milhões. Assim, comparando estreia com estreia, a Black Friday ainda é 24% maior.

Ambas empalidecem frente a versão americana, que na última edição gerou US$ 1,06 bilhão. 

Em nota, o Buscapé disse que o faturamento da nova data ficou acima do esperado, já que, inicialmente, as estimativas apontavam para um crescimento de 55%. 

“Conseguimos alcançar o objetivo. Aquecemos as vendas do setor no primeiro semestre e garantimos ao consumidor preços mais baixos e qualidade nas ofertas. O número de reclamações foi muito baixo e isso nos deixou muito satisfeitos”, comemora o CEO para a América Latina do Buscapé Company, Rodrigo Borer.

A nota, no entanto, não revela qual foi o número de reclamações. O Buscapé afirma ter investido R$ 15 milhões na promoção da empreitada.

Mais de 500 lojas participaram do evento, entre elas, grandes nomes do varejo online, como Americanas.com, Casas Bahia, Centauro, Dell, Extra, Magazine Luiza, Marisa, Netshoes, Pontofrio, Ricardo Eletro, Saraiva, Shoptime, Submarino, Walmart.com e muitas outras. 

De acordo com o Buscapé Company, houve casos em que os descontos alcançaram a faixa dos 80%.

A liquidação deve se repetir anualmente, sempre em uma quarta-feira, após, ou, no próprio dia 15 de março, data reconhecida pela ONU como Dia Mundial do Consumidor, criada para lembrar os direitos de quem compra.