TOP

Amazon, líder no varejo digital brasileiro?

20/02/2020 13:31

É o que aponta um estudo da E-Consulting sobre a maturidade digital de 50 marcas.

Funcionária da Amazon. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Amazon é a empresa com iniciativas digitais mais maduras no Brasil, com nota 8,14, numa escala de 0 a 10.

É o que aponta uma lista elaborada pela E-Consulting, que pesquisou a opinião de mais de 800 lideranças entre CEO, CIOS e CMOS sobre 50 marcas, listando as 15 primeiras.

Para chegar ao resultado final, foram avaliados atributos como: ofertas digitalmente nativas, ações estratégicas inovadoras, jeitos de trabalhar, multicanais próprios, posicionamento e cultura digital.

Parece que o que contou mais para a posição da Amazon foi a imagem da empresa. De acordo com a E-Consulting, a razão da empresa ser a mais lembrada foi “a evolução da marca quando se pensa em transformação digital nos negócios”. 

“Tudo que é produzido pela Amazon denota inovação atrelada à faturamento, seja com publicidade, passando por streaming de vídeo, até rede de supermercados. A transformação digital é tangível e vista sob os olhos de todos mesmo para aqueles que não consomem os seus produtos”, completa Daniel Domeneghetti, coordenador do estudo e CEO da E-Consulting.

Olhando de uma maneira mais prática, o fato é que a Amazon, entrou no mercado brasileiro em 2012, com a venda de livros, seguindo a sua estratégia dos Estados Unidos. 

A empresa passou a operar com estoque próprio no Brasil, a partir de dois centros de distribuição em Cajamar, na grande São Paulo, só em 2018. Em 2019, lançou o Prime, serviço pelo qual o cliente paga uma mensalidade para ter acesso a frete gratuito e entrega em 48 horas.

Na análise do Brazil Journal, os temores de que a Amazon fosse destroçar a concorrência brasileira não se confirmaram. 

“O Brasil não é para amadores e, principalmente no varejo, não é pra gringo”, disse ao site um analista que acompanha o setor.

A Amazon não abre nenhuma informação relevante sobre sua presença no Brasil, mas analistas estimam que as vendas deveriam girar em torno de R$ 800 milhões em 2019, contra algo em torno de R$ 500 milhões em 2018.

O Magazine Luiza ficou na segunda posição, garantindo 8,12 pontos. A empresa tem investido forte em e-commerce, que já responde pela metade do faturamento, e tem invetido também em aquisições de startups da área.

O McDonald’s, o Mercado Livre e a Starbucks completam as cinco primeiras colocações do ranking, que pode ser conferido na íntegra abaixo.

Amazon

8,14

Magazine Luiza

8,12

McDonald’s

7,92

Mercado Livre

7,91

Starbucks

7,87

Reserva

7,82

Localiza

7,81

CVC

7,76

Cacau Show

7,72

Netshoes

7,67

Carrefour

7,59

RaiaDrogasil

7,55

Walmart

7,51

Pão de Açúcar

7,03

DPSP

6,96

Veja também

PORTUGUÊS
Amazon premia novas skills para Alexa

Empresa lançou programa para incentivar brasileiros na criação de habilidades.

AMPLIAÇÃO
AWS vai investir R$ 1 bilhão no Brasil

Investimento será feito no data center de São Paulo, diz o governo do estado.

ECONOMIA
Jovem Pan tem participação da Bia

Inteligência Artificial do Bradesco está interagindo no Jornal da Manhã.

FOCO
Linx tem novo comercial em Big Retail

Executiva com muita experiência em pagamentos assume posição focada em grandes clientes.

E-COMMERCE
ClearSale compra Send4

Companhia de prevenção de fraude compra startup focada em devoluções.

CORRIDA PELAS FINTECHS
Via Varejo adquire controle do banQi

Empresa utilizava os serviços da startup de meios de pagamento desde o ano passado.

VENDAS
Novo Mundo integra e-commerce com Anymarket

Varejista já conta com mais de 9,9 milhões de usuários na loja virtual.

VAREJO
Itapuã Calçados tem gestão com SetaDigital

Rede possui mais de 100 lojas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

SUPERMERCADOS
APAS e GS1 Brasil lançam Vércer

Joint-venture oferece serviço de qualificação de dados de produtos.

MAIS UMA
Linx compra Neemo, dona do Delivery App

Aquisição é mais um passo para reforçar a estratégia de cross selling da empresa. 

VENDAS
Le Postiche tem e-commerce com Linx

Varejista já era cliente da empresa, com analytics, desde 2018.

E-COMMERCE
VTEX tem novo head SMB

Pedro Henrique Freitas assume o cargo de Alfredo Soares, agora VP institucional.

STARTUP
Bling quer aumentar pessoal em 70%

Nova sede será inaugurada para suportar crescimento da equipe em 2020.

ERP
Mamãe Presentes começa do 0 com S/4 Hana

Projeto da Delaware é o começo de uma implantação maior na Casa do Lojista.