A ViaFlow e a Ubots firmaram uma parceria voltada para o Watson. Foto: Divulgação.

A ViaFlow, integradora portoalegrense especializada em tecnologias IBM, firmou uma parceria com a startup Ubots para projetos que incluam chatbots.

Parceira da IBM há 14 anos, a ViaFlow não conta internamente com uma área dedicada à inteligência artificial. Por isso, buscou a Ubots para trabalhar com os recursos da IBM para inteligência cognitiva por meio da plataforma Watson.

“A parceria é um acordo de aceleração comercial. As duas companhias seguem atuando de forma independente, mas com a possibilidade de desenvolver projetos em conjunto quando chatbots forem necessários”, destaca Graziele Rossato, sócia da ViaFlow.

Inicialmente, a ViaFlow busca oferecer para sua base atual de clientes a possibilidade de contar com um robô para atendimento automatizado do público. Entre as empresas atendidas pela ViaFlow estão Agiplan, Sabemi, Unicasa, e outras.

Para a empresa, a nova área pode significar uma porta de entrada também em novos clientes que buscam por chatbots a partir da tendência de transformação digital.

“O robô em si é o ponto de contato com o cliente final, mas para um bom funcionamento da ferramenta é preciso realizar um projeto com integrações, automação de processos e outras ações que levarão informações ao chatbot”, detalha Graziele.

Fundada em 2016, a Ubots desenvolveu uma plataforma própria que agiliza o processo de construção dos atendentes virtuais. A empresa foi criada por um grupo de ex-funcionários da Ilegra e um engenheiro de software da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

A companhia trabalha desde sua criação com o Apache OpenNLP - um conjunto de ferramentas baseado em aprendizagem de máquina para o processamento de texto em linguagem natural. A partir da nova parceria, vai incluir recursos do Watson, da IBM, em sua atuação.

Os chatbots desenvolvidos pela companhia podem atuar no Messenger, site ou app do cliente, Skype e Slack. A empresa busca em breve a inserção de robôs no WhatsApp, a partir da abertura do app para uso corporativo.

Entre os clientes da Ubots estão Panvel, Unicred, Sicredi, AGCO, Santa Casa e Superdigital.