A Pátria Investimentos é especializada em gestão de ativos alternativos. Foto: divulgação.

A Pátria Investimentos, especializada em gestão de ativos alternativos, anunciou o lançamento da Winity, empresa criada para prover soluções de infraestrutura wireless, com um plano de investimento de mais de R$ 3 bilhões.

Segundo a empresa, o valor se deve à ampla necessidade de expansão da infraestrutura de apoio à implantação das tecnologias wireless 4G e 5G nos próximos anos e pelo robusto crescimento do consumo de dados. 

O capital virá do Fundo Pátria Infraestrutura IV, que recentemente teve uma captação de R$ 10 bilhões, a maior de um fundo do setor para a América Latina.

A nova empresa está desde setembro sob o comando de Sergio Bekeierman, diretor da Pátria Investimentos. O executivo atua na companhia há mais de nove anos e é membro dos boards da Odata, Vogel Telecom, Atis Group e Trilha Cervejaria.

“A Winity nasce forte, com um time muito experiente e preparada para construir parcerias sólidas e duradouras com a indústria. Nascemos para desenvolver e construir infraestrutura de máxima qualidade em parceria com os nossos clientes”, afirma Bekeierman, CEO da Winity.

De olho na crescente demanda pelo desenvolvimento de soluções de infraestrutura wireless, a companhia contará com redes de telefonia móvel, sistemas de cobertura indoor e novas tecnologias de conectividade móvel. 

“Enxergamos um alto potencial de crescimento para o setor nos próximos anos em razão do cenário de transformação digital e, particularmente, com o desenvolvimento da tecnologia 5G, que demandará das empresas a capacidade de desenvolver novas soluções de infraestrutura wireless”, destaca Felipe Pinto, sócio do Pátria.

Com mais de 30 anos de atuação nas áreas de private equity, infraestrutura, real estate e crédito, a Pátria tem um histórico na criação e gestão de empresas dos setores de torres de telecomunicações, fibra ótica e data centers. 

A companhia já criou a Highline do Brasil, empresa de torres de telecomunicação vendida no final de 2019, a Vogel Telecom, focada em soluções de conectividade através de redes de fibra ótica para empresas, e a Odata, plataforma de data centers que atua no Brasil, Colômbia e México.

Desde 2010, o grupo possui a Blackstone, líder global na gestão de investimentos alternativos, como sócio relevante. Atualmente, a Pátria mantém dez escritórios em São Paulo, Nova York, Santa Monica, Londres, Dubai, Bogotá, Santiago, Ilhas Cayman e Hong Kong.