Dispositivo transmite as cirurgias via Microsoft Teams. Foto: divulgação.

A Biomedical, mineira que vende produtos tecnológicos para o segmento da saúde, adotou a solução HoloLens, dispositivo de realidade mista desenvolvido pela Microsoft, com a integradora Inove.

Segundo as empresas, a implantação tem o objetivo de capacitar médicos para realizar cirurgias tecnológicas e de fazer transmissões ao vivo dessas cirurgias para estimular o ensino à distância. 

“Nesse momento de pandemia, nos vimos na obrigação de repensar alguns processos e nos adaptar para continuar cumprindo nossa missão que é de disseminar estas modernas tecnologias de forma eficiente e segura. Por isso, começamos a trabalhar com a ideia de utilizar o HoloLens durante as cirurgias”, conta Luiz Felipe Machado, CEO da Biomedical. 

Inicialmente, a empresa levou o dispositivo para uma cirurgia de correção de uma artéria, com a transmissão ao vivo do principal momento do procedimento via Microsoft Teams.

Em uma sala localizada no Hospital Samaritano Paulista, os cirurgiões vasculares e a equipe médica transmitiram a inserção de uma prótese na área cardiovascular para os demais colegas, interagindo com outros médicos que estavam acompanhando a cirurgia remotamente. 

Neste primeiro teste, a companhia comprovou a usabilidade do dispositivo, assim como a qualidade do som, da imagem e da transmissão.

“Acreditamos que a realidade aumentada via Hololens transformará a colaboração na medicina assim como a videoconferência tem transformado as reuniões no mundo corporativo”, avalia Machado.

A Biomedical oferece programas de educação médica continuada porque importa produtos e equipamentos com os quais, muitas vezes, os médicos nunca tiveram contato.

“Por meio de inovações como o uso do HoloLens integrado ao Teams, há um enorme potencial de revolucionar o ensino na área médica. Isso traz novas possibilidade para disseminação de conhecimento com segurança em um país continental e com tantas áreas remotas como nosso”, destaca Priscyla Laham, vice-presidente de canais e pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil. 

Recentemente, a fábrica da Biomedical também adotou o módulo Finance and Operations da solução Dynamics 365,  que garante a rastreabilidade da produção, e aderiu a processos totalmente digitais.

Isso permitiu que os técnicos tivessem acesso direto ao sistema por meio de tablets, onde podem preencher informações e conferir ordens de produção, podendo tirar dúvidas ao entrar em contato com o gerente pelo próprio dispositivo. 

Com mais de 35 anos de existência, a Biomedical tem sede em Belo Horizonte e filiais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e Porto Alegre, com atuação em todo território nacional.

Fundada em 1975, a Microsoft tem negócios em 170 países e conta com cerca de 144 mil funcionários. A empresa está no Brasil há 31 anos, com sede em São Paulo.

A Inove, de Barueri, São Paulo, é gold partner da gigante norte-americana e conta com um time de 200 especialistas focados em soluções corporativas. E empresa também possui escritórios em Curitiba e Miami.