Fabio Rosa, gerente de marketing da Ricoh Brasil Foto: Divulgação.

A Ricoh Brasil, subsidiária do grupo industrial japonês Ricoh Company, acaba de anunciar Fabio Rosa como seu novo gerente de marketing.

O executivo trabalha no segmento de impressão desde 1998 e tem passagem por empresas como Konica Minolta, Océ, OKI e Samsung. Na última, atuou como gerente regional B2B para a América Latina nos últimos três anos.

Como gestor da área de marketing, que na Ricoh está dividida em três departamentos (Produtos, Comunicação e Eventos), o executivo irá comandar as ações que envolvem esses pilares, que incluem precificação, propostas, apresentações unificadas, branding, web, lançamentos, apoio aos canais diretos e indiretos de vendas, entre outras atribuições. 

Rosa assume o cargo antes liderado por Andrea Klevenhusen, que foi nomeada como gerente comercial de canais da empresa, focando seu trabalho em ações com revendedores.

O novo gerente de marketing é formado em administração de empresas, com pós-graduação em marketing pela Fundação Santo André.  

A equipe de marketing da Ricoh Brasil fica baseada no Rio de Janeiro. Enquanto isso, Rosa irá comandar as atividades a partir do escritório paulista, fazendo visitas regulares ao Rio para orientação e avaliação do processo de construção do marketing da companhia.

A Ricoh tem sede em Tóquio e opera em mais de 200 países. No ano fiscal de 2015, encerrado em março, a receita da empresa chegou a US$ 18,5 bilhões. Globalmente, a companhia conta com mais de 100 mil colaboradores.