Maringá é uma inspiração para renovar Caxias. Foto: Prefeitura Maringá.

Lideranças empresariais de Caxias do Sul, a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul e um importante polo industrial, estão organizando uma mobilização para recuperar o município, tomando como inspiração Maringá, uma localidade de porte similar localizada no Paraná.

A primeira reunião da Mobilização Por Caxias foi feita na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, nesta segunda-feira, 18.

“Este é um grande movimento para repensar Caxias do Sul e dar continuidade ao seu crescimento”, afirmou o vice-presidente de Indústria da CIC, Carlos Zignani, na abertura da reunião.

Durante o encontro, que reuniu cerca de 100 pessoas, o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Astor Schmitt afirmou que Caxias do Sul apresenta sinais de dificuldades, independentemente da conjuntura econômica, e comparou os indicadores da cidade com os de Maringá, no Paraná, que tem servido de modelo às lideranças locais quanto à definição de um novo modelo de desenvolvimento.

De acordo com Schmitt, as principais dificuldades de Caxias do Sul, no campo econômico, são a mortalidade de empresas; dificuldade em reter empresas e investimentos de expansão; dificuldade de atrair investimentos relevantes na última década; Plano Diretor desatualizado e fora da realidade; inexistência de um verdadeiro Distrito Industrial e inexistência de iniciativas e revitalização no turismo.

A expansão do desenvolvimento caxiense também tem sido afetada por fatores sociais, como desemprego de mão de obra experiente; falta de acesso ao emprego formal por jovens; informalização; favelização e drogadição; baixa qualidade do ensino elementar e evasão escolar, alertou Schmitt.

Maringá e Caxias são cidades de porte similar, na faixa dos 400 mil habitantes. A economia da localidade gaúcha é maior, com o PIB de R$ 16 bilhões sendo o dobro da paranaense. Mesmo assim, o índice de desenvolvimento humano, que mede uma diversidades de fatores ligados à qualidade de vida, indica Maringá como uma cidade mais desenvolvida que Caxias.