NUVEM

SAP compra Concur por US$ 8,3 bilhões

19/09/2014 10:27

Adquirida faz software em nuvem para administração de despesas e viagens corporativas.

Viagens corporativas são o negócio da Concur. Foto: wang song / Shutterstock

Tamanho da fonte: -A+A

A SAP comprou a Concur, uma empresa americana de software em nuvem para administração de despesas e viagens corporativas por US$ 8,3 bilhões nesta quinta-feira, 18.

A multinacional alemã colocou a mão no bolso naquela que é a sua maior aquisição de uma empresa de SaaS, pagando um prêmio de 20% sobre o valor de fechamento dos papéis da empresa no dia anterior. 

A US$ 129 por ação, o valor é próximo da máxima histórica das ações em US$ 130, atingida em setembro depois de dois anos de alta. Rumores indicam que a Oracle estava de olho na compra, o que pode justificar o preço. 

O mercado, no entanto, não reagiu bem à gastança, e as ações da SAP caíram 3%.

A Concur foi fundada em 1993 e tem uma base de 23 mil clientes, 4,2 mil empregados e vendas ao redor de US$ 700 milhões. Ao todo, a empresa tem 12 milhões de usuários, o que leva o total de usuários cloud da SAP para 50 milhões.

Para a Forbes, a questão agora é ver se aquisição consegue colocar o negócio de cloud da SAP “de volta nos eixos”, uma vez que a compra da Success Factors “parecia uma compra transformativa no começo, mas tropeçou um pouco”.

A SAP pagou US$ 3,4 bilhões pela empresa de gestão de capital humano em cloud no final de 2011, no seu maior negócio na área até então (o prêmio na ocasião passou dos 50%).

Muitos executivos da Sucess Factors acabaram deixando a companhia, incluindo o CEO, Lars Dalgaard.

Para a subsidiária brasileira da SAP, a aquisição da Concur representará também o desafio de estabelecer uma presença no país para a empresa.

No seu site, a Concur lista presença em 20 países, incluindo o Brasil. O site em português, no entanto, traz apenas informações genéricas.

Não há um endereço de escritório e o telefone de contato para brasileiros é um 0800. Uma busca no Linkedin não revela nenhum funcionário brasileiro.

Quando foi adquirida, a Success Factors estava um pouco mais adiantada por aqui, com um escritório em São Paulo e uma dezena de clientes.

Mesmo assim, a chegada ao mercado brasileiro do software foi lenta. Os primeiros canais da SAP a começar a vender o produto foram anunciados em 2013, incluindo Cast, Grupo ASSA, Red&White IT Solutions e ITS Group. A FH entrou na lista neste ano.

Veja também

EUCALYPTUS
HP compra empresa de cloud

Com compra, HP aposta mais em ter ofertas qualificadas no mercado de nuvem empresarial.

ARRIBA
Totvs tem reforço no México

No país há 7 anos, empresa nunca tinha contratado um nativo para controlar o negócio por lá.

RESULTADO
Receita da ADP passa de US$ 12 bi em 2014

Empresa de soluções de RH e folha de pagamento, registrou alta de 8% no faturamento.

VENDAS
3M adota hybris para comércio B2B

Com o software da hybris, a empresa iniciou a operação de seu site de vendas online em junho.

ANALYTICS
IBM tenta rasteira na Salesforce

Empresas se armam para brigar no mercado de analytics para corporativo.