Impressão é um mercado em constante evolução. Foto: flickr.com/photos/lwr

No começo de maio, o Baguete Diário publicou uma matéria confrontando números do IDC e da Série Estudos visando saber quem era a empresa líder em outsourcing de impressão no Brasil: a Simpress ou a Lexmark.

No final das contas, a resposta é uma que as pessoas acostumadas a cobrir o mercado de TI escutam  seguidamente. As duas são líderes, depende de como se olhem os números.

A Simpress enviou uma nota ao Baguete afirmando que foi apontada pela IDC como líder no mercado brasileiro de outsourcing de impressão em 2011, no ranking de Canais, segundo o relatório Brazil Printing Outsourcing 2012.

De acordo com a empresa de pesquisas, a companhia possui 17,2% de participação no mercado de impressão terceirizada quando analisado em receitas e imprime 19% das páginas impressas sob contratos de terceirização de impressão no Brasil. São os mesmos números da Série Estudos.

As cifras fazem da Simpress a maior empresa individual e independente do segmento no Brasil.

Outro levantamento da IDC, o 2012 IDC Latin America Printing Outsourcing, que a Lexmark havia usado para destacar a sua liderança no mercado em maio, apontava a empresa como líder no mercado de outsourcing de impressão no Brasil, com um market share de 28% em 2012.

Essa cifra, no entanto, inclui os canais da multinacional também e não a empresa sozinha, como no caso da Simpress

Na divulgação, a fabricante de impressoras afirma que o estudo da consultoria aponta ainda que desde que o levantamento começou a ser feito, em 2006, a empresa ampliou em 23% sua participação e, em 2012, começando em 16%. Neste último ano, o ganho de mercado foi de 1,3 ponto percentual.

De acordo com a multinacional, em toda América Latina o faturamento do setor de outsourcing de impressão foi de US$ 885 milhões, com mais de 33,2 bilhões de páginas impressas.