CONSTRUÇÃO

Engecorps: projetos em BIM com Construtivo

19/05/2015 15:56

A Engecorps contratou o ConstruBIM para iniciar projetos com BIM. Foto: Suwatchai Pluemruetai/Shutterstock.

Tamanho da fonte: -A+A

Para colocar em prática seus investimentos em BIM (Building Information Modeling), que incluíram a aquisição de hardwares e softwares, além de treinamentos, a Engecorps Engenharia contratou o ConstruBIM, empresa especializada em soluções de gestão de projetos de engenharia do Grupo Construtivo.

O início da parceria se deu com a modelagem do primeiro projeto piloto: a reforma e ampliação da estação Jardim Belval da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em Barueri. Posteriormente, o sistema BIM foi utilizado para desenvolvimento de um anteprojeto para revitalização do Centro de Convenções da Bahia.

“Com o apoio completo do ConstruBIM na implementação desta tecnologia, incluindo desde treinamento, consultoria e modelagem dos processos, conseguimos aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente, além de aprender os processos e fluxos de trabalho”, declara o chefe de departamento de Arquitetura e BIM manager da Engecorps, Marcelo Fugimoto.

Ambos os projetos foram desenvolvidos no segundo semestre de 2014.

“Foi possível perceber uma otimização na geração de pranchas finais do projeto. Além disso, a visualização do modelo em 3D possibilitou obter maior clareza dos arranjos de projeto, facilitando na compatibilização e identificação de interferências”, pontua Fugimoto.

A redução do tempo na elaboração dos projetos também é outro ponto que agrega valor na modelagem em BIM. 

“Reduzimos a quantidade de erros nos documentos e, consequentemente, de revisões e retrabalhos”, acrescenta ele.

A demanda para utilização do modelo BIM na Engecorps teve como orientação a busca pela atualização da empresa nos processos de trabalho.

“Nossa estratégia corporativa é buscar a manutenção do investimento em software, hardware e treinamentos. Difundir cada vez mais o conceito BIM na empresa e aplicá-los em outros projetos, além de manter uma consultoria para momentos que forem necessários”, explica Fugimoto. 

Fundada em 1990, a Engecorps conta com mais de 200 profissionais em seis escritórios no Brasil: Barueri, São Paulo, São Carlos, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro.

A Construtivo, empresa de fornecimento de solução para gestão e processos para o mercado de engenharia, com oferta na nuvem e na modalidade SaaS, foi fundado em 1999 pelo Banco Santander espanhol. Em 2004, a operação brasileira se tornou independente. 

Hoje a Construtivo conta com cerca de 100 clientes ativos, entre eles CSN, Voith, Cyrela Sul, Direcional, Rodobens, Makro, UHE Belo Monte, Rumo, Schahin e Raízen.

Veja também

CONSULTORIA
Estra Engenharia: BIM com Construtivo

A Estra Engenharia trabalha há mais de 15 anos com o software Colaborativo.

CONSTRUTIVO
Cuiabá: Colaborativo para engenharia

Tecnologia de colaboração faz a gestão dos trâmites de aprovação e comunicação com os interessados.

COLABORAÇÃO
Amaggi Energia adota solução da Construtivo

Amaggi Energia administra cinco pequenas centrais hidrelétricas no Mato Grosso.

CONSTRUÇÃO CIVIL
Nex integra operação com Colaborativo

Grupo gaúcho adotou software em nuvem de gestão de projetos da Construtivo.