A Natura desafia startups a aprimorar a atuação das consultoras de vendas com uso de dados. Foto: Divulgação.

A Natura se uniu ao CESAR, centro privado de inovação que cria produtos, serviços e negócios com tecnologias da informação e comunicação (TICs), para lançar um programa de aceleração de startups. 

A iniciativa faz parte do Programa Natura Startups, lançado em 2016 com o propósito de incentivar a inovação e o empreendedorismo

O novo programa está com inscrições abertas até o dia 31 de maio no portal de startups da Natura

Com o Programa de Aceleração, a empresa espera estimular o crescimento de startups em segmentos de mercado de interesse da Natura. Na chamada pública para participação há desafios da companhia que devem ser solucionados pelas startups.

“A Natura acredita que é fundamental se manter na vanguarda tecnológica, com inovação disruptiva que traga transformações para o negócio, como a possibilidade de fornecer instrumentos para que nossas Consultoras de Beleza Natura recomendem produtos de forma cada vez mais personalizada, pelo uso de dados, um dos desafios que estamos propondo para as empresas participantes do processo seletivo do Programa”, explica Erasmo Toledo, vice-presidente de venda direta da Natura.

As startups pré-selecionadas passarão por um Comitê de Investimentos, realizado em parceria com o CESAR.Labs (programa de aceleração de empresas do CESAR), no qual serão avaliados as necessidades das empresas e o aporte de recursos financeiros, em parceria com investidores-anjo.

Depois da assinatura do contrato, serão nove meses de aceleração, quando a Natura irá contribuir para o desenvolvimento das empresas por meio da proposição de desafios, execução do programa e mentorias com executivos. Ao final do ciclo, as startups poderão ser contratadas pela Natura como parceiras.

“O engajamento da Natura com o ecossistema de startups é cada vez mais importante para a empresa no fortalecimento de seu modelo de negócios, fomentando internamente uma cultura de inovação e capacidade de resolução de desafios de forma ágil e integrada, com soluções cada vez mais customizadas”, afirma Luciano Abrantes, diretor de Inovação Digital da Natura.

Lançado em 2016, o Programa Natura Startups busca aproximar a companhia do ecossistema de inovação. No ano passado, mais de 100 empresas se inscreveram no programa, das quais 14 firmaram contrato para teste-conceito e duas se tornaram fornecedoras da empresa.