A Rede Globo adotou o processamento de vídeo da Elemental para o Globo Play. Foto: Divulgação.

A Rede Globo adotou o processamento de vídeo da Elemental Technologies como principal tecnologia de vídeo sob demanda para o serviço de TV por assinatura Globo Play.

"Nosso novo serviço Globo Play é um sucesso entre os espectadores, o tipo de sucesso que queremos repetir muitas vezes. Para conseguir isso, precisamos de uma infraestrutura de vídeo de alta qualidade, escalável e que se adapte rapidamente. Por isso, utilizamos a tecnologia da Elemental", explica Marcelo Souza, diretor de Tecnologia em Mídias Digitais da TV Globo. 

Dentro de um ambiente virtualizado, a Globo pode escalar elasticamente instâncias do Elemental Server, processamento de vídeo baseado em arquivos, usando o gerenciamento de vídeo Elemental Conductor. 

Isto inclui a capacidade de transcodificar arquivos MXF e a compatibilidade com fluxos de trabalho de transmissões ao vivo a vídeo sob demanda em tempo real. A Elemental fornece à Globo controles de gestão da qualidade através de uma única interface integrada de usuário.

Junto com o sistema virtualizado Elemental Condutor e o sistema Elemental Server, o sistema autônomo Elemental Live fornece conteúdo linear aos servidores multiplataforma e ao CDN, para entrega aos consumidores. 

A arquitetura de vídeo da Elemental permite ao Globo Play adicionar funcionalidades imersivas, como a sincronização de uma segunda tela, além de serviços personalizados, às suas ofertas.

Outra tecnologia usada pelo serviço da Globo é o o Cisco V2P, que realiza uma edição automatizada dos conteúdos, publicando os vídeos em outras plataformas digitais.

A ferramenta da Globo foi lançada em novembro e permite que os telespectadores acessem o conteúdo da emissora a partir de dispositivos como smartphones, tablets, computadores e TV’s conectadas.

O Globo Play oferece acesso gratuito a trechos de novelas, séries e minisséries, assim como a programas jornalísticos e telejornais esportivos. 

Já os assinantes da Globo.com têm acesso às íntegras de novelas, séries e programas de humor. A assinatura da Globo.com custa R$ 12,90.