Márcio Gonçalves, CEO da Datainfo. Foto: Ricardo Silva.

A Datainfo, empresa de serviços de TI, investiu R$ 2 milhões para lançar laboratórios de inovação em Blumenau. O projeto do LABs vem sendo desenhado e construído há 1 ano.

O laboratório é composto por ambientes de tecnologia das empresas Oracle, Microsoft, Morphis e IBM. A Datainfo se relaciona com as marcas por meio de programas de parcerias, treinamentos e certificações de seus consultores. 

O projeto arquitetônico do ambiente de trabalho é inspirado no tema industrial e conta com dispositivos de robótica e inteligência artificial (automação de ambientes, robotics employers, domestic robots, robotics education, drones e hoverboards).

Além de proporcionarem ambientes de treinamentos e gestão do conhecimento, os laboratórios servem como centros de pesquisa para fomentar, criar e entregar projetos para organizações dos segmentos de manufatura, distribuição, varejo, saúde, financeiro, agronegócio e governo. 

Os espaços terão tecnologia para desenvolver aplicações práticas voltadas para internet das coisas (IoT), inteligência artificial, machine learning, big data & analytics, entre outros temas. 

Organizações privadas, públicas e instituições de ensino, que não possuem seus próprios laboratórios, poderão utilizar LABs para o desenvolvimento de projetos de transformação digital e indústria 4.0. 

O LABs da Datainfo proporciona imersões de desenvolvimento de estratégias para transformação digital; sessões de desenho de arquiteturas tecnológicas que suportem as estratégias de transformação organizacional; desenvolvimento de projetos-pilotos que sirvam como provas de conceito da aplicabilidade das novas tecnologias para situações específicas de cada negócio.

Dentro do LABS está o Development Center, centro de desenvolvimento de sistemas e soluções de negócios que vai contar com a certificação internacional CMMI Nível 3.