Crescimento de 24,7% é fruto da características do brasileiro. Foto: flickr.com/photos/topgold/

Para muitos, a rede social sinônimo de instantaneidade é o Twitter. Mas parte disso se dá graças a origem de seus acessos, já que 64,7% da base de usuários brasileiros usam o microblog via plataforma móveis.

O crescimento de 24,7% comparado ao mesmo período do ano passado é fruto da característica do brasileiro, que segundo o diretor-geral do Twitter no Brasil, Guilherme Ribenboim, define como “bem marcante”.

Uma pesquisa levantada pela empresa e divulgada pelo IdgNow, mostrou que 70% dos usuários veem a rede social como principal canal para consumo de informação em tempo real.

Além disso, 60% costumam usar o serviço enquanto veem TV e 67% usam o microblog para seguir personalidades (o que reforçou a estratégia de verificação de contas).

O levantamento mostrou ainda que os brasileiros tuitam e retuitam mais (o que mostra um grande engajamento), prestam maior atenção aos trending topics (gostam de tentar colocar os assuntos que estão comentando nos TT mundiais), e se interessam mais por utilidade pública.

Para o executivo, o crescimento da base de usuários móveis está relacionado com o crescimento da base de usuários de smartphones.

Tem relação também com as ações de segunda tela promovidas pela rede social em parceria com emissoras brasileiras e com as parcerias conduzidas pela área de negócios do escritório brasileiro com as operadoras de telefonia móvel (Claro, Tim e Oi).

"Somos hoje, de fato e de forma massificada, uma plataforma mobile", afirma Ribenboim.

NOVOS PLANO

Para ampliar esse universo de usuário móveis, a companhia decidiu desenvolver um app para smartphones de entrada, com pouca memória e tela de tamanho reduzido. A primeira versão é para aparelhos Android, versão que pode ser duas vezes mais rápida.

A intenção é garantir que todo o tipo de brasileiro que queira estar no Twitter possa fazê-lo, e tenha uma boa experiência de uso, superior a qualquer outro tipo de aplicativo.

"O Twitter está claramente muito bem posicionado nesse cenário de uso crescente de apps nativos e redução da navegação via browser, não só nos smartphones mas também em outras plataformas", afirma Ribenboim.

SEGUNDA TELA

Além disso, a rede social está desenvolvendo recursos específicos para ações de segunda tela. Um deles, já disponível no exterior e deve chegar ainda este ano ao Brasil.

Se trata da possibilidade da criação automática de salas de bate-papo em torno de um determino programa. Todos os tweets relacionados a esse programa serão agregados nessa tela.

Na Índia já está em curso até uma experiência de integração maior do Twitter com a programação da TV, em parceria com a operadora de TV por assinatura Airtel.

Denominado "Twitter EPG", a aplicação permite que a emissora ou empresa de TV à cabo veicule uma timeline sobre o programa que está sendo veiculado naquele momento. O acesso a essa tela é feito via o controle remoto da TV ou do set-top box.

O sistema, operado por um parceiro do Twitter que trabalha junto com a equipe da Airtel, conta inclusive com uma função para que o telespectador, usuário do rede, envie tweets com a hashtag  #onTV, para indicar que gostaria de ver a sua mensagem veiculada, no ar, para todos os telespectadores.

Em geral, até o momento, os resultados têm sido acima da expectativa. "Mas ainda é uma experiência muito recente", afirma Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios do microblog para a América Latina.

O executivo já vem conversando com emissoras e empresas de TV por assinatura brasileiras para fazer algo semelhante aqui, talvez ainda este ano.

Publicidade em tempo real

Em relação às tendência de publicidade nativa e publicidade em tempo real, o Twitter já passa a ser visto pelo mercado brasileiro como uma oportunidade para as marcas serem mais inteligentes aos olhos dos consumidores.

Ribenboim afirma que a empresa é uma plataforma onde as marcas podem, efetivamente, conversar com as pessoas, em tempo real.

"A marca pode capturar o momento que a pessoa está vivendo e as conversas que ela está tendo, inserir a sua mensagem com maior relevância e, assim, capturar engajamento e aumentar a sua capacidade de ser percebida como marca positiva e aumentar vendas", completa o executivo.

Segundo ele, o fato do Twitter ser uma plataforma aberta, conversacional, em tempo real e sem filtro, a torna relevante não só para estratégias de segunda tela, como para outras estratégias de marketing e publicidade digital.

Há um ano com escritório no país, a rede social busca aumentar sua relevância com iniciativas baseadas nas características de uso mais marcante entre os brasileiros.

O país está entre os cinco maiores mercados do microblog, conta com mais de 241 milhões de usuários ativos em todo o mundo.