Acessibilidade, navegação e usabilidade foram, visivelmente, o foco nas melhorias do novo site. Foto: flickr.com/photos/governo_rs

Nesta última terça-feira, 18, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou seu novo portal institucional. Com destaque ao conteúdo multimídia, programas governamentais e serviço cidadão o site recebe cerca de 7 mil visitas diariamente.

Desenvolvido ao longo de seis meses pela Secretaria de Comunicação em parceria com a Procergs, o site será a porta de entrada para as diversas áreas do Governo.

Acessibilidade, navegação e usabilidade foram o foco para as melhorias do site, possibilitando aos cidadãos o encontro mais facilitado às informações.

Seguindo tendência da atualidade em design, o novo portal dá maior destaque às imagens produzidas pela equipe de fotografia e botões em formas planas sem perspectivas de profundidade, seguindo a tendência do flat design, são encontrados no novo sítio.

Essa tendência do design para web busca trabalhar com a simplicidade dos elementos e da clareza do layout. Além disso, se distingue por suas formas cleans e planas, possível ser encontrada no layout como um todo. O conceito funciona sem variações na estrutura, sem relevo, gradientes ou outras ferramentas que adicionam profundidade.

Apesar do site contar com layout inovador e botões intuitivos, ele não tem ainda estruturação responsiva, ou compatível com smartphones ou tablets. Tatiana Sottili, responsável pelo projeto, adiantou que o próximo passo de desenvolvimento é implementá-lo para as plataformas móveis nos próximos meses.

Além disso, características importantes para assegurar o acesso e a navegabilidade do usuário também se destaca no novo portal. Detalhes como o aumento da fonte dos textos e as imagens com alt tags definidas auxiliam leitores com dificuldades visuais.

A novidade também é a existência de botões sociais na maioria das páginas referentes a notícias, possibilitando ao usuário compartilhar nas suas redes sociais, qualquer link diretamente do novo portal.