BOMBANDO

E-commerce cresce 75% no Brasil em 2020

19/02/2021 13:54

Relatório da Mastercard mostra o tamanho do crescimento proporcionado pelo coronavírus.

O crescimento do e-commerce no Brasil foi impulsionado pela pandemia do novo coronavírus. Foto: Pexels/Gustavo Fring.

Tamanho da fonte: -A+A

O e-commerce brasileiro cresceu 75% em 2020, embalado pela crise do coronavírus.

É o que aponta o levantamento Mastercard SpendingPulse, que mede os gastos dos consumidores em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

Chama atenção o desempenho acima da média de segmentos como  hobby & livrarias (110%) e drogaria (88,7%), o que faz sentido com boa parte da população em casa.

"Sabemos que esse crescimento exponencial do e-commerce foi intensamente acelerado pelo distanciamento social que vivemos em 2020 e a contínua necessidade do consumidor em comprar mesmo sem sair de casa", afirma João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard no Brasil e ConeSul. “As compras online se tornaram um modo de vida para quase tudo”, resume Paro. 

Na comparação, o varejo físico ficou praticamente estagnado, com uma expansão de 0,2% no ano de 2020. 

O crescimento das vendas digitais levaram a outro marco histórico no período.

Em 2020, pela primeira vez, o valor total das vendas online superou o das vendas físicas na Black Friday, com 50,4% do total do volume transacionado até o dia da promoção, de acordo com dados do Itaú. 

O crescimento foi de 12,9% se comparado ao mesmo período de 2019, enquanto o volume de vendas nas lojas físicas caiu 27% na mesma comparação. 

Veja também

BRASIL
Mastercard fecha escritório em SP por coronavírus

Funcionário, que também esteve em Nova Iorque, foi diagnosticado com a doença.

STARTUP
DotCapital e Mastercard investem na Hanzo

Plataforma da empresa possibilita que marcas interajam com seus consumidores por meio de dispositivos móveis.

PRODUTOS DIGITAIS
Ex-Mastercard é nova diretora da Linx

Marcia Usami também passou pelas empresas Stelo, Alelo Brasil e Redecard.

VENDAS
Volkswagen lança e-commerce no Brasil

Projeto da IBM usa Salesforce para integrar concessionárias em portal de vendas. 

COMPRAS
Black Friday: e-commerce lidera pela 1ª vez

De acordo com o Itaú, o volume de vendas online foi 50,4% do total.

VAREJO
Marisa moderniza e-commerce com FH

Consultoria SAP trabalhou na integração do C/4 Hana com o ERP da Linx.

VENDAS
Grupo Herval: novo e-commerce com Oracle

Times de e-commerce da taQi e da Voulevar terão mais autonomia com o Oracle Commerce Cloud.

VENDAS
Asus usa Magento no e-commerce do Brasil

Companhia quer aproveitar melhor o boom do comércio eletrônico.

VAREJO
Koerich cria app de e-commerce

Companhia contratou fornecedor por meio de um programa de inovação da Acate.

MARKETPLACE
Atacadão lança e-commerce com CotaBest

Para acelerar o processo de digitalização, rede atacadista adquiriu 51% da startup.

VAREJO
Carrefour: e-commerce com VTEX

Investimento marca nova fase numa história de indas e vindas com o comércio eletrônico.

VENDAS
Novo Mundo integra e-commerce com Anymarket

Varejista já conta com mais de 9,9 milhões de usuários na loja virtual.

QUÍMICA
BASF lança e-commerce com Hybris

A ferramenta oferece soluções para a fabricação de calçados, produtos de limpeza, cuidados pessoais e outras