Grupo RBS otimiza publicidade online. Foto: divulgação.

O Grupo RBS, com o objetivo de otimizar a performance de campanhas publicitárias nos seus portais de notícia e entretenimento, adotou a ferramenta Fuser, da Navegg.

A plataforma mapeia o perfil dos usuários de zerohora.com, diariogaucho.com.br e clicRBS e permite direcionar o consumidor ao target da campanha. Segundo a companhia, a novidade chega para aumentar a eficiência da publicidade em mídia online.

Na aplicação, os usuários são divididos por clusters – grupos de pessoas que compartilham interesses em comum –, de acordo com o comportamento e a fase de vida em que se encontram.

O Fuser compreende o comportamento do consumidor a partir de um estudo dos hábitos de navegação de mais de 105 milhões de internautas presentes em mais de 100 mil sites.

A análise contou com a participação de matemáticos, psicólogos e sociólogos e deu origem a uma metodologia de classificação do consumidor.

"Os anunciantes terão a garantia de que sua campanha pode alcançar, por exemplo, os torcedores fanáticos por futebol e os fãs de culinária", afirmou o grupo em nota para a imprensa.

Segundo o diretor comercial e de marketing de jornais RS do Grupo RBS, Marcelo Leite, a segmentação correta e identificação clara do público-alvo de uma campanha ou produto torna-se uma variável estratégica importante.

De acordo com Leite, a tecnologia empodera o anunciante e a agência, torna as taxas de resposta e o resultado da campanha mais efetivos e economiza na medida em que o anunciante investe apenas naquele perfil que realmente interessa.

"O ambiente digital permite que esse processo seja feito de forma bastante efetiva, desde que haja audiência qualificada e ampla suficiente para permitir a segmentação e as ferramentas adequadas para torná-la visível e fácil de identificar para anunciantes e agências", avalia o diretor.