E-COMMERCE

Weiden agora é CTO da VTEX

19/01/2022 15:59

A executiva tem no currículo empresas como Unico, Facebook e Google.

Fernanda Weiden, nova CTO da VTEX. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Fernanda Weiden, board member da Unico, startup mais quente no mercado brasileiro de IDTech, acaba de ser contratada pela VTEX, maior empresa brasileira de plataforma de e-commerce, como Chief Technology Officer (CTO) da companhia.

A relação da executiva com a VTEX não é novidade: Weiden já era conselheira da empresa desde 2020.

A profissional também atuava na Unico desde 2019, quando ingressou como conselheira e, seguida, foi vice-presidente de engenharia. Em agosto do ano passado, veio a nomeação para o conselho de administração, no qual ela segue atuando em paralelo com a nova empresa.

Desde a chegada na IDTech, Weiden quintuplicou a equipe de engenharia, hoje com 125 pessoas, e implementou algumas iniciativas ousadas, como parar tudo por três meses para resolver os chamados “débitos técnicos”. 

Antes da Unico, a profissional trabalhou por mais de sete anos no Facebook, onde foi diretora de engenharia de produção na sede em Menlo Park e era responsável pela escalabilidade, performance e eficiência de apps como Facebook, Instagram e Whatsapp.

Outros seis anos dos seus 20 de carreira foram no Google, onde era gerente na área de confiabilidade na Suíça.

Natural de Porto Alegre, Weiden está à espera do seu segundo filho e reside em Winchester, no Reino Unido.

Na VTEX, a executiva assume a liderança da área de tecnologia e unificará as áreas de engenharia, produto e design para aumentar o foco no usuário final, na estrutura de backoffice e no ecossistema externo.

“Estou muito seguro e feliz em dar este passo. Acredito que a Fernanda é a pessoa certa, no lugar e no momento certos para assumir esta posição. Com uma carreira de excelência sem receita pronta, pois acredita em sua jornada de aprendizado constante, o que é essencial para alcançarmos o futuro além do previsível que buscamos na VTEX”, afirma Geraldo Thomaz, fundador e co-CEO da VTEX.

Como CTO, a executiva terá como prioridade a confiabilidade da plataforma e a escalabilidade das soluções, além de estimular o time e atrair novos talentos. 

“Durante este período (como conselheira), pude conhecer uma empresa latino-americana revolucionando globalmente o mercado de comércio digital e aceitei o desafio, encantada com todas as possibilidades de crescimento que temos pela frente”, afirma Weiden. 

Segundo o relatório IDC Worldwide Digital Commerce 2019 Market Share, a VTEX é a plataforma de e-commerce que mais cresce no mundo, com um aumento de faturamento de 44,1%, quase quatro vezes a média mundial de 13,2% no segmento.

O estudo ainda elegeu a companhia como uma das plataformas líderes do B2C, junto com nomes como Salesforce e Adobe e à frente de gigantes como SAP e Oracle.

Hoje, a empresa conta com dois mil clientes e com mais de 2,5 mil lojas on-line ativas em 32 países. A lista inclui nomes como Boticário, Whirlpool, Electrolux, Sony, Walmart, L´Oréal, Coca-Cola, Nestlé, Motorola, Samsung e Black&Decker.

Veja também

RECIFE
CESAR tem novo CEO

Eduardo Peixoto, que está há 20 anos na organização, substitui Fred Arruda.

CONTRATAÇÃO
PicPay tem novo CTO

Phill Calçado tem passagem de quatro anos pela ThoughtWorks.

GOVERNO
Balestrin assume secretaria de C&T

Novo secretário era pró-reitor acadêmico da Unisinos e assume nesta semana.

MENSAGENS
Slack contrata ex-SAP no Brasil

João Araújo lidera um time contratado nos últimos quatro meses no país.

ADEUS
Lamb deixa Secretaria de Ciência e Tecnologia do RS

Dono de carreira acadêmica destacada, ex-secretário vai morar nos Estados Unidos.

CARREIRA
Laham é VP de canais da Microsoft

Executiva é promovida para posição em nível latino americano dentro da empresa.