Fabio Rabelo, head de digitalização e novos modelos de negócio da Volkswagen para América do Sul. Foto: divulgação.
A Volkswagen do Brasil acaba de lançar um e-commerce integrado com a sua rede de concessionárias, projeto desenvolvido com a plataforma Salesforce Commerce Cloud pela IBM e pela equipe interna da montadora.
Na VW e-store, o fluxo de compra começa pela escolha da cidade, a partir da qual o site localiza as concessionárias da região — com a opção de contato diretamente com as lojas via WhatsApp.
Em seguida, as ofertas são exibidas e o cliente pode configurar o modelo preferido da marca ou ver as opções em estoque. É possível visualizar opcionais e cores, por exemplo, além de ver fotos em alta definição e acessar uma galeria 3D do interior do veículo.
No site, também é possível simular o financiamento e consultar o crédito pré-aprovado junto ao Volkswagen Financial Services, inclusive fazendo a avaliação do carro usado.
Ao final, mediante ao pagamento de um sinal de R$ 999, o cliente pode fazer a compra do veículo novo. A concessionária recebe, através de um aplicativo desenvolvido pela IBM, a solicitação da avaliação financeira e o pedido do 0km. Após a confirmação, o veículo é retirado na loja.
Todo o projeto foi realizado em cinco meses e a plataforma entrou no ar na última sexta-feira, 11. No domingo, ao menos três compras já tinham sido realizadas e, até agora, o canal teve mais acessos via mobile do que através do desktop.
Para chegar a esse resultado, o IBM iX, o braço de design de negócios da IBM Services, projetou a VW e-store em um ambiente de nuvem híbrida integrando o estoque dos mais de 500 concessionários da marca.
Toda a parte de experiência de navegação foi projetada pelo time interno da Volkswagen, que contou com a área de inovação junto às áreas de TI, vendas, jurídica e desenvolvimento de redes. Só internamente, foram mais de 20 pessoas envolvidas.
“Eu diria que foi o projeto mais completo porque ele é muito impactante, muda a forma da concessionária vender carro. No final do dia, eu tenho um concessionário que faz a transação, uma forma nova para o cliente comprar e o jurídico para garantir que está tudo bem”, pontua Fabio Rabelo, head de digitalização e novos modelos de negócio da Volkswagen para América do Sul.
Segundo o executivo, o lançamento faz parte de um projeto maior chamado Digital Dealer eXperience (DDX).
Parte dele começou em novembro de 2018, quando 20 concessionárias adotaram o uso de tablets e óculos de realidade virtual para realizar as vendas em qualquer lugar.
Em abril do ano seguinte, deu-se início ao roll out e, até fevereiro de 2020, foram 200 lojas utilizando a tecnologia. Hoje, 95% dos concessionários têm esse sistema implementado.